Nióbio
EUR
USD

0

por Caio Pimenta

O que é moda atemporal e porque você precisa dela!

Em 30 segundos! Moda atemporal é aquela que o tempo validou, é sempre contemporânea e nunca sai de moda. É elegante e exemplo de vestir-se bem. Adquirir o estilo atemporal torna suas escolhas mais simples, reduz descartes, economiza e te dá liberdade para ousar.

O que passou pela sua cabeça na última vez que escolheu o que vestir? Por mais despretensioso que tenha sido, naquele momento você decidiu como se comunicar com as pessoas à sua volta. Roupas transmitem significado. Nós somos percebidos pelo que vestimos. Tomar o controle desta mensagem é uma maneira de tomar o controle da sua vida, dos seus objetivos e do caminho trilhado. Vestir-se vai muito além de cobrir o corpo e se proteger. Também está longe de ser simplesmente fútil e dispensável, por mais que muitos pensem assim. Uma roupa alinhada com seus objetivos é uma forte aliada para alcançá-los. Estar bem vestido te torna mais atraente, confiável e seguro, além de sinalizar autoconfiança, status, poder e sucesso (dentre outros). Por isso devemos nos vestir bem!

Vestir bem carece de significado, é usado de forma tão genérica que leva a crer que é puramente subjetivo. Apesar de depender de contexto: quem usa, quando, onde e quem avalia, tal pensamento é errôneo e inocente. O conceito do que é belo tem parte cultural, mas também data de anos de evolução e reconhecimento de padrões. Padrões que visam buscar segurança, sobrevivência e transmissão genética. Vestir bem tem sua ciência exata, aspectos e conceitos objetivos que se aplicam para qualquer um e qualquer estilo. Esse tema é vasto e merece uma publicação própria para ser bem exemplificado. Por ora, vamos assumir que, ainda que não entendamos quais são esses aspectos, algo os compreende muito bem: o tempo!

Pode parecer que para se vestir bem e estar sempre elegante é necessário um investimento muito alto. Além de precipitado o pensamento ouso dizer que pode ser ainda mais barato. É totalmente possível montar um guarda-roupa versátil sem gastar muito. Investindo em peças clássicas, que nunca saem de moda, de maior qualidade e duradouras.

Vamos falar de Tempo

O tempo tem uma habilidade ímpar de selecionar hábitos e comportamentos. Comportamentos, costumes e padrões pouco amparados na realidade, na natureza humana, raramente sobrevivem ao teste da idade. O tempo filtra o essencial e descarta dispensável. Ele tem a tendência de manter o que traz benefício e matar o que é vazio ou prejudicial. Por isso, sempre tenha uma atenção maior ao que se tornou atemporal. Por não ser passageiro, costuma não carregar vícios de uma época ou cultura.

Quando levamos isso para a moda, para nossas roupas e maneira de vestir, estamos falando de estar bem vestido em todas as décadas. Moda atemporal é composta por peças clássicas e essenciais. Não aparentam velhice ou estar fora da moda. Na verdade, nunca saem das vitrines. Pense na calça jeans, jeans é atemporal! Desde que surgiu esteve presente nas coleções e no guarda roupa das pessoas. Tanto no ambiente profissional quanto no lazer. Roupas clássicas são universalmente belas, confortáveis, seguras e um ótimo investimento. Moda Atemporal vai além do que é tendência.  (A foto abaixo é do James Dean na década de 50. Note que todas as peças são usadas ainda hoje!) 

James Dean na década de 50. Repare que todas as peças que ele usa ainda são usadas hoje!

O que não é moda atemporal

  • Caretice
  • Roupas antigas
  • Aparência sem graça, apagada
  • Exagero
  • Seguir tendências momentâneas
  • Sair de moda

O que é moda atemporal

  • Estar sempre contemporâneo
  • Ser validado pelo tempo
  • Ser essencial e único
  • Simplicidade
  • Ir além da tendência
  • Você não conseguir distinguir o momento e época de uma roupa
  • Não sair de moda

Por que devo ser atemporal?

Sempre compensa ter algumas roupas clássicas e atemporais disponíveis. São versáteis e transmitem bom senso e elegância. Porém, os benefícios são maiores à medida que aumentamos a proporção dessas peças no guarda roupa. Aqui estão 5 dos principais motivos:

É mais simples

Seguir tendências demanda muito tempo e atenção. Adquirir um estilo atemporal torna muito mais simples o ato de vestir. Sem se preocupar muito, você está sempre combinando e em harmonia. Com poucas peças de roupas consegue garantir várias combinações para diversos momentos. Descomplica esse quebra-cabeça que é se vestir bem e te dá tempo para se preocupar com outros aspectos da vida.

Você gera menos descarte

Por serem estilos duráveis você usará por mais tempo, o que implica em não precisar comprar novas peças tão cedo. Ainda surge a possibilidade de comprar itens de maior qualidade e mais duráveis, diminuindo ainda mais o seu consumo. Consequentemente gerando menos descarte e menos impacto ambiental.

Você economiza dinheiro

Roupas atemporais geralmente são mais fáceis de combinar, um número inferior de peças abrange uma maior quantidade de combinações e ocasiões. Somado à durabilidade, mesmo consumindo itens mais caros, no total, é bem provável que você gaste menos do que seguindo o ritmo louco das tendências.

Mais liberdade para ousar

Roupas clássicas prezam pela simplicidade, raramente pelo exagero. Um guarda roupa mais básico e essencial te dá a liberdade para seguir algumas tendências e preferências pessoais sem o risco de exagerar. Dando um tempero adicional na medida certa.

Como me tornar atemporal?

Ser atemporal é estar bem vestido independentemente do ano. Logo, seu objetivo deve ser alcançar um estilo mais essencial e perene. Observe o passado, presente e projete o futuro. O que é mais provável continuar sendo usado daqui alguns anos: um jeans tradicional ou uma pochete? Pode até ser que a última se torne atemporal, mas você apostaria nisso? Quando for comprar uma roupa, pense:

"Daqui 10 anos eu estarei usando algo do tipo? Há 10 anos atrás, as pessoas usavam algo parecido?"

Se sim, muito provavelmente que essa peça seja atemporal.

Ao longo das próximas semanas abordarei várias peças clássicas para te ajudar a se tornar cada vez mais atemporal. Por enquanto, dá uma conferida nesse quadro no Pinterest com mais exemplos que selecionamos de roupas atemporais.

Caio Pimenta - Cofundador da Nióbio
Processing...

adicionado com sucesso.

adicionado com sucesso.