Nióbio
EUR
USD

0

por Caio Pimenta

5 Documentários para assistir durante a Quarentena

Em 30 segundos! Separamos 5 documentários que estão no Netflix para você maratonar durante a quarentena:
1. Minimalism
2. AlphaGo
3. O sushi dos sonhos de Jiro
4. Abstract
5. Babies

Estamos no fim da segunda semana de quarentena. O tempo livre em casa já foi o suficiente para arrumar o guarda-roupa, quarto, escritório, etc. Já deu para colocar as séries em dia e/ou terminar aquele livro que estava na cabeceira da cama.

Não temos previsão para o fim do isolamento e o melhor que podemos fazer é investir esse tempo que ganhamos em coisas significativas, que nos tornem melhores e mais felizes. Por isso separamos 5 documentários que estão no Netflix para você maratonar, se inspirar e aprender muito.

 

1. Minimalism: Um documentário sobre as coisas importantes

Como sua vida pode ser melhor com menos?
Minimalism te apresenta diversos níveis de minimalismo ao te acompanhar através da vida de diferentes minimalistas. Tem gente de todo tipo: empreendedores, arquitetos, artistas, jornalistas, cientistas e até um corretor de Wall Street. Todos buscando uma vida com sentido e menos coisas.

O documentário apresenta um estilo de vida as vezes extremo e completamente diferente do nosso. Sem idealismos, nos faz refletir sobre o que realmente importa nas nossas vidas.Não é sobre jogar fora suas coisas, é sobre tomar o controle da sua vida, saber o que quer e o que fazer. Eu, por exemplo, trabalho diariamente em frente ao computador e celular. É problemático gastar muito com os melhores equipamentos? De jeito algum! Mas preciso ter um vídeo game que nunca jogo e não sinto falta? 
“Não há nada errado em consumir, o problema é consumo compulsivo.” Joshua Fields Millburn

Assista no Netflix!

 

2. AlphaGo

O projeto DeepMind do Google desenvolveu um programa para jogar o jogo de tabuleiro de 3000 anos Go usando Inteligência Artificial (IA). O documentário nos mostra o desafio de criar uma entidade capaz de vencer pessoas no jogo ao narrar os confrontos do AlphaGo com, o campeão europeu, Fan Hui e Lee Sedol, considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Criar um algoritmo para jogar bem Go não é nada simples. O número de possíveis configurações no tabuleiro é maior que o número de átomos do universo. Para efeito de comparação, Go tem 1 milhão de trilhões de trilhões de trilhões de trilhões de configurações a mais que o Xadrez. Calcular todas essas configurações demoraria anos. Logo, o desafio é criar uma heurística capaz de jogar melhor que um ser humano sem ter uma visão clara de todas as probabilidades. 

AlphaGo nos faz sentir uma diversidade de emoções e faz isso bem. Ora torcendo para a IA, ora para Lee Sedol representando toda a humanidade. Além de vislumbrar um futuro com uma presença maior de máquinas substituindo pessoas. Um futuro deslumbrante e ao mesmo tempo ameaçador.

Assista no Netflix!

 

3. O sushi dos sonhos de Jiro

O sushi dos sonhos de Jiro é a história de Jiro One, o chef de 85 anos considerado por muitos o melhor chef de sushi do mundo. Seu restaurante tem apenas 10 lugares e fica em uma estação de metrô de Tóquio. Apesar da aparência humilde é o primeiro restaurante de sushi a ganhar três estrelas Michelin. Para reservar um dos assentos, os amantes da culinária japonesa precisam ligar com meses de antecedência. 

O documentário nos faz refletir sobre trabalho, família e a arte da perfeição ao nos guiar pelas indissociáveis vida pessoal e profissional de Jiro. Sua dedicação de uma vida e processos quase militares para fazer o sushi "perfeito” vão te inspirar. Além de deixar com água na boca.

Assista no Netflix!

 

4. Abstract: A arte do Design

Abstract se debruça na arte e a ciência do design. Entra dentro da cabeça dos principais designers do mundo, apresentando os visionários e as diversas disciplinas que moldam nossa cultura e futuro.

Já tem duas temporadas mostrando a criatividade, dedicação e impacto de 16 grandes designers. É fonte de inspiração e nos faz refletir sobre a importância da comunicação visual nas nossas vidas. Particularmente, gosto muito do episódio de Tinker Hatfield, designer de calçados da Nike responsável por famosos modelos da empresa, dentre eles o lendário Air Jordan.

Assista no Netflix!

 

5. Babies

Do nascimento aos primeiros passos, essa série explora uma década de pesquisas inovadoras sobre bebês. Mistura o primeiro ano de vida de 15 nenens às mais novas descobertas científicas sobre o desenvolvimento e a relação com os pais dos pequenos. Eles são muito mais complexos do que imaginávamos.

Babies está repleto de conhecimentos surpreendentes sobre o ser humano. É de cair o queixo até de quem não pretende ter filhos.

Assista no Netflix!

Aviso: Alguns trailers estão sem legenda em português. É possível vê-los legendado nos links do Netflix.

Processing...

adicionado com sucesso.

adicionado com sucesso.