Nióbio
EUR
USD

0

por Bruno Rettore

Os 4 estilos de carisma - Dicas da Nióbio

Em 30 segundos! Podemos separar o carisma em 4 estilos: o do foco, do visionário, da gentileza e da autoridade.

- Carisma do foco: é saber focar no presente momento e na pessoa à sua frente.
- Carisma do visionário: é vender futuro e esperança. É inspirar pessoas através da sua confiança em uma causa.
- Carisma da gentileza: é ser atencioso e fazer os outros se sentirem bem-vindos.
- Carisma da autoridade: é ter poder e ser percebido como capaz de mudar o mundo. Todos podem ser desenvolvidos e usados no momento adequado.

O carisma é importante e todos nós sabemos! Não é à toa que usado da maneira correta pode atrair seguidores, te tornando um líder. Hoje você vai aprender quais são os 4 grandes estilos de carisma e os riscos que cada um carrega.

Os 4 estilos do carisma

Já definimos o que é carisma e falamos dos seus 3 pilares: simpatia, presença e poder anteriormente. Agora, vamos adentrar nos estilos de carisma. De maneira geral são 4 grandes estilos de carisma. O carisma do foco, do visionário, da gentileza e da autoridade.

Você poderá usar cada um deles em circunstâncias diferentes ou até mesmo misturá-los, já que cada um tem pontos positivos e negativos. Uma maneira de saber qual o melhor a se usar em determinado momento é ponderar esses 3 fatores:

  • Qual estilo combina melhor com minha personalidade?
  • Quais os meus objetivos?
  • Qual a situação em que eu me encontro?

Para testar e dominar novos estilos você precisará sair da sua zona de conforto. Porém, existem certos limites... se um estilo de carisma for muito estranho para você, e ele afetar como você se sente, não insista em usá-lo. Só te atrapalhará.

Por outro lado, quanto mais estilos de carisma você puder acessar, mais versátil e confiante você será. Então saia da sua zona de conforto em situações de risco baixo. E use estilos que você já conhece bem em situações mais arriscadas.

Carisma do foco

O carisma do foco é baseado na percepção da presença (primeiro pilar do carisma). Ele gera uma sensação nas pessoas de que você está totalmente presente no momento, escutando atentamente e absorvendo o que está sendo dito. As pessoas se sentem escutadas e compreendidas.

O principal componente é a habilidade de comunicar respeito. Ele requer que você seja focado e verdadeiramente presente. Boas habilidades de escuta são inegociáveis e uma certa dose de paciência também.

Para desenvolver esse estilo invista em estar cada vez mais presente no momento. No texto dos 3 pilares do carisma falamos mais sobre isso. Vou trazer uma seção de lá que poderá te ajudar nisso:

Na próxima conversa que se encontrar, verifique de tempo em tempo se sua mente está totalmente envolvida. Se a pegar vagando (mesmo que seja preparando sua próxima frase), a traga pro presente. Para isso, concentre-se na sua respiração ou nos dedos dos pés. Em seguida, volte sua concentração para a outra pessoa.

O carisma do foco é muito eficaz no mundo dos negócios. Ótimos exemplos são Bill Gates e Elon Musk. Ele mesmo se considera um introvertido. Ele é totalmente presente e focado. Pessoas que trabalham com ele relatam que você consegue sentir a intensidade da sua atenção quando ele está te escutando.

Outro exemplo, no ramo artístico, é o Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden. Basta ver como ele entra em palco para entender o nível de presença que ele emana!

Bill Gates: Estilos de carisma - Dicas da Nióbio
Bruce Dickinson (Iron Maiden): Estilos de carisma - Dicas da Nióbio
Bruce Dickinson: Estilos de carisma - Dicas da Nióbio
Bruce Dickinson: Estilos de carisma - Dicas da Nióbio

Risco

Todo estilo de carisma tem um risco. Nesse caso podem ocorrer 2 coisas:

  • A primeira é você se apagar demais, ao se preocupar apenas em escutar e estar atento ao outro. Você pode acabar manifestando pouco poder e ser percebido como ansioso ou até mesmo submisso.
  • Outro cenário, apesar de raro, é você se concentrar em manifestar tanta atenção que você deixa de lado a simpatia. Assim a conversa pode ser tornar uma entrevista, ou pior, uma interrogação. E isso é desagradável...

Por existirem esses riscos, evite essa modalidade de carisma quando você precisar aparentar autoritário ou durante certas emergências quando você precisa que as pessoas se conforme com suas decisões o quanto antes.

Carisma do visionário

O carisma visionário faz as pessoas se sentirem inspiradas. É o carisma que dá esperança! E é exatamente por isso que ele é tão efetivo. Afinal, nós somos seres que ficam desconfortáveis diante de incertezas. Ainda mais em um mundo de constante mudanças... Estamos sempre buscando algo sólido para nos agarrar. E é aí que o visionário carismático entra no jogo. Seu discurso abraça suas incertezas e te mostra o lado positivo do futuro. O que acontece depois? Você vira um seguidor desse novo líder carismático.

E não precisa ir longe nem imaginar que esse estilo de carisma é só para quem quer salvar o mundo, como o Bill Gates. Quer ver situações cotidianas onde ele é útil? Em uma mudança de apartamento, na compra de um novo carro, na decisão de onde a família vai passar as férias, ou na aplicação de uma nova estratégia em um projeto da empresa.

Esse estilo de carisma traz consigo uma visão ampla e futura do cenário. É necessário que você consiga projetar convicção e confiança na sua causa. Por isso, o estilo do visionário é baseado em poder (o segundo pilar do carisma). Mas, também é baseado na simpatia, o terceiro pilar. Não necessariamente simpatia com o outro, mas sim com o projeto ou suas próprias convicções. É o carinho, a simpatia e a paixão pela sua visão do futuro, que gera seguidores.

Um dos segredos para comunicar carisma visionário é entrar em um estado de completa convicção, eliminando qualquer dúvida. O melhor exemplo, nos negócios, de uma pessoa carismática visionária é o Steve Jobs. Basta ver o amor e dedicação que ele tinha pela Apple. Como ele manifestava isso e vendia o sonho do nosso futuro com uma convicção absoluta. Outro ótimo exemplo é o John Lennon. Em sua música, Imagine, a maneira que ele vende um sonho de um futuro melhor é a personificação deste estilo de carisma!

O carisma visionário é importante nos momentos em que você precisa inspirar as pessoas e é particularmente útil quando você deseja inspirar a criatividade.

Risco

Claro, ele também tem seus pontos a se preocupar. Nesse caso, ele pode inspirar crenças fanáticas e levar as pessoas a tomarem decisões desastrosas em suas vidas. Ele também tem um outro risco: o de parecer arrogante, de ser considerado inflexível e de gerar antipatia das pessoas que não comungam os mesmos valores.

Carisma da gentileza

Esse estilo de carisma é focado no pilar da simpatia! É o carisma de pessoas simpáticas, calorosas, gentis e atenciosas. É o carisma que você se sente bem-vindo, apreciado e completamente aceito. Ele é de longe o estilo onde a linguagem corporal tem mais importância.

Uma linguagem corporal aberta e receptiva (braços mais abertos, pernas descruzadas, posicionamento lado a lado com o outro e não de frente, quando possível) são pontos a seu favor. Não apenas isso, mas principalmente a suas expressões no rosto e olhos. Um sorriso sincero e olhos relaxados são ótimos aliados.

O carisma da gentileza, quando aplicado nos negócios, é uma excelente ferramenta para lidar com pessoas difíceis e para entregar más notícias. Não é à toa que é um dos carismas mais usados por médicos.

É também o tipo de carisma perfeito para você criar laços emocionais profundos e fazer as pessoas se sentirem seguras e confortáveis. Não é à toa que o melhor exemplo para esse estilo é o Gandhi.

Outro fenômeno carismático é o Freddie Mercury. Ele demonstra esse estilo de carisma inúmeras vezes durante sua carreira. Uma delas é a cena icônica, onde ele se desculpa à banda e decide participar do show Live Aid.

Risco

Os riscos nesse caso são 2:

  • Sem poder, você pode parecer ansioso demais para agradar. Essa é uma das desvantagens desse estilo: leva à adulação e ao apego excessivo.
  • No outro lado do espectro ele pode levar as pessoas a se abrirem demais e compartilharem coisas que depois se arrependam, se fechando com você ao longo prazo.

Assim como o carisma do foco, evite usá-lo quando você precisa impor respeito e ordem.

Carisma da autoridade

O quarto e último estilo de carisma é o carisma da autoridade. Ele é, sem dúvida, o mais poderoso de todos e não é à toa que a maioria dos políticos investe precisamente aqui. Aqueles que possuem carisma da autoridade não são necessariamente bem quistos. Esse estilo é baseado na percepção de poder: a crença de que aquela determinada pessoa tem poder e é capaz de afetar o mundo às nossas voltas.

Nós avaliamos se uma pessoa tem esse estilo de carisma com base em:

  • Linguagem corporal;
  • Aparência;
  • Título ou a posição que ocupa;
  • Reações de outras pessoas diante dela.

Os primeiros dois pontos são mais importantes e os últimos dois são quase consequência deles.

Seu principal objetivo, se você deseja obter carisma de autoridade, é projetar poder exibindo sinais de status e confiança.

Foque em linguagem corporal e aparência. Como sempre estamos sendo julgados consciente e inconscientemente pela nossa aparência, é importante tomarmos controle dela. Temos aqui um post que te ajudará com isso.

Para projetar poder e confiança através do seu corpo, você precisará aprender a tomar o espaço para si com certas posturas. Também é válido você reduzir a frequência com a qual você concorda (com sons como "uh-huh", "ah, sim!") ou acena com a cabeça. Diminua o quanto você fala e, quando for falar, fale mais devagar e com mais pausas entre as frases.

Mas, não se deixe enganar que são apenas políticos que exercem esse estilo de carisma! James Brown, músico e um dos protagonistas do soul, é um excelente exemplo exatamente por ser tão respeitado e admirado pelos seus pares. Com sua gravadora, era capaz de mudar o futuro de vários novatos, dependendo de quem ele decidiu ou não apadrinhar.

Risco

Apesar desse carisma ser excelente em momentos de crise e um dos estilos mais eficazes, ele é também o que apresenta maiores riscos:

  • Ele pode inibir o pensamento crítico de outras pessoas as deixando mais fechadas em momentos de demonstrar criatividade.
  • Ele não convida a pessoa a dar feedbacks (pelo menos sinceros) e você corre o risco de não receber as informações que realmente precisa.
  • Pode facilmente fazer você parecer arrogante.

A melhor saída para evitar esses riscos é balancear com um pouco do estilo da gentileza.

Próxima vez que for encontrar alguém, note qual estilo de carisma pode ser o melhor para o momento e, se se sentir confortável e a situação permitir, teste novos estilos para dominar o carisma por completo.

Podemos aprofundar mais, principalmente nas técnicas de linguagem corporal. Como o propósito deste texto é te mostrar os estilos de carisma, vamos deixar isso para um outro momento. Pra ficar por dentro, aproveite e assine nossa newsletter de conteúdo. Não tem spam nem nada promocional. O foco é apenas te deixar mais culto, inteligente e preparado pro dia a dia.


Bruno Rettore - Cofundador da Nióbio
Processing...

adicionado com sucesso.

adicionado com sucesso.