Nióbio
EUR
USD

0

por Bruno Rettore

O que é carisma e o estilo que mais combina com você! - Dicas da Nióbio

Em 30 segundos! Carisma é a capacidade de gerar seguidores através de uma comunicação carregada de emoção, com uso de simbologias (como metáforas) e baseada em valores. Carisma pode ser desenvolvido e é composto por 3 pilares: presença, poder e simpatia. Existem 4 estilos (categorias) de carisma: foco, visionário, gentileza e autoridade. Diferentes tipos de carisma são apropriados para cada circunstância e cada um se encaixa melhor ou pior para você.

A origem do carisma

Carisma é difícil de definir. Complexo de se metrificar, mas fácil de ser notado. Afinal, todos nós conhecemos alguém carismático e sabemos o impacto que ele tem quando chega no ambiente! É aquela pessoa que todo mundo gosta e quer ficar por perto. Você percebe isso na hora. Agora, entender o que essa pessoa faz para ser assim e porque ela é tão bem quista... isso são outros quinhentos.

Quando olhamos pra nossa história, vemos o carisma presente em grandes líderes, citações bíblicas e religiões. Na Grécia antiga, por exemplo, carisma era descrito como o "dom da graça". Como se simpatia fosse concedida por Deus, especialmente para alguns, mas não para outros. Inclusive, sabe aquela piada das três graças? A sem graça, a desgraça e a nem de graça? Ela vem da mitologia grega, das Deusas, as três graças, que personificavam respectivamente charme, graça e beleza. Qual o nome delas? Charis. Juntas representavam o carisma!

Carisma Graces Charites - Dicas da Nióbio
Charis ou Charite - As 3 Deusas, graças, da mitologia grega que personificam o carisma.


E essa tendência de considerar carisma como algo divino, inato, concedido para poucos, foi sempre presente, independente da cultura ou filosofia. Basta ver outras definições, por exemplo a de Max Weber.

Ele foi um dos fundadores da sociologia e costumam creditá-lo por cunhar o termo "carisma". Na realidade ele pegou emprestado, secularizou e expandiu o termo, desvinculando-o da religião. Se referiu ao carisma como um poder extraordinário, dando aos líderes qualidades para libertar seus seguidores de grandes desafios.

Weber, de toda forma, não foi muito preciso sobre a natureza do carisma. Ele também fez referência ao carisma como algo sobrenatural. Sugeriu, por exemplo, que os líderes carismáticos possuíam "dons da ordem do espírito, não acessíveis a todos". Afirmou que tais líderes eram magos "dotados de poderes ou qualidades sobrenaturais".

Embasar nesses conceitos de carisma tornará difícil sua compreensão e seu estudo de forma sistemática. Afinal, geram dúvidas como: sou capaz de desenvolver carisma? Como ele pode ser medido? Que tipo de qualidades sobrenaturais esses líderes têm? Qual a relação de carisma com autoconfiança?

Convenhamos, aquilo que não pode ser medido e quantificado, não pode ser gerenciado. Precisamos de parâmetros e antes de mais nada da definição de carisma para depois focarmos no nosso desenvolvimento pessoal.

Batendo o martelo!

A melhor definição que podemos dar pra carisma é a seguinte: [1]

Carisma é comunicação baseada em valores, com uso de simbologias e carregada de emoção, gerando profunda atenção e consequentemente atraindo seguidores.

São então 3 pontos numa comunicação que definem seu nível de carisma. Para deixar ainda mais claro o que uma pessoa carismática emana quando se comunica, vamos aprofundar nesses três pontos.

Comunicação baseada em valores

A pessoa carismática tem clareza do que é certo e errado para ela. Expressa isso em suas palavras. Justifica seu objetivo apelando para valores que distinguem essa dualidade, com segurança.

Segurança que, por sua vez, atrai seguidores. Afinal, incerteza gera ansiedade e a maioria de nós, quando ansiosos, busca por segurança. Vamos atrás de um porto seguro: uma pessoa carismática convicta de seus valores.

Sabe onde é mais fácil encontrarmos pessoas convictas, que sabiam expressar seus valores e consequentemente geram carisma? Na política!

Pessoas carismáticas como Bill Clinton, Obama, Churchill e até mesmo Hitler, são excelentes exemplos.

Carisma Winston Churchill - Dicas da Nióbio
Carisma Winston Churchill - Dicas da Nióbio
Carisma Bill Clinton - Dicas da Nióbio
Carisma Barack Obama - Dicas da Nióbio
Carisma Barack Obama - Dicas da Nióbio

Hitler inclusive serve para demonstrar como os valores e a distinção entre o certo e o errado independe de ser ou não carismático. Saber comunicar e ser convicto disso é o que gera carisma e não os valores em si.

Uso de simbologias

Além de ter em mente seus valores, a forma de comunicá-los é extremamente importante. Uma característica de pessoas carismáticas é tornar algo complexo, fácil de entender. Para isso, fazem uso de metáforas e outras simbologias.

"A melhor coisa, de longe, é ter o domínio do uso de metáforas... isso é a marca de um gênio." Aristóteles

Metáforas são muito importantes na retórica. Elas trazem vida à linguagem, tornam argumentos vívidos e atraentes.

Outras simbologias podem ser gestos com as mãos. Quer inspiração, basta pensar nos italianos, como se expressam com as mãos.

Carisma Gestos Italianos - Dicas da Nióbio

Palavras carregadas de emoção

Recapitulando. Você tem convicção de seus valores, usa simbologias e metáforas, agora só resta comunicar isso tudo com emoção!

E não confunda emoção com entusiasmo. Carisma não é só entusiasmo. Quando falamos em emoção, ela deve ser genuína e nem toda emoção precisa ser positiva. Ela precisa ser verdadeira e principalmente engajante.

E, para isso, existem várias técnicas, desde tom de voz, pausas e até mesmo controle das respirações.

É muita coisa, mas fiquei tranquilo. Esse é o primeiro post de uma grande série sobre carisma. Nos acompanhe, que aos poucos iremos nos tornar cada vez mais carismáticos.

Por enquanto, seguem 3 dicas pra já te ajudar com isso:

1. Diminua a entonação da sua voz no fim das suas frases.

2. Pause por 2 segundos completos antes de começar a falar.

3. Respire entre as frases e evite ficar sem ar.

O importante é entender que palavras carregam emoção. Tanto carregam que a forma pode ser muito mais importante que o conteúdo dito. Quando você grita "Não!" para uma criança que está prestes a encostar o dedo na tomada, a reação dela seria a mesma se você gritasse "Sim!", com a mesma entonação.

Antes de continuar, se você gostou do nosso conteúdo até então, sugiro que dê subscribe na nossa newsletter. Nela mandamos toda segunda-feira uma Cápsula da Nióbio de conteúdo, sem propagandas nem spam, pra te tornar cada vez mais confiante, atualizado e culto.

Se quiser mais um exemplo de como tom de voz e cadência de fala gera atenção e consequentemente ajuda no carisma, repare neste vídeo... Carl Sagan foi um cientista, físico e escritor, conhecido por tornar simples os complexos estudos de astronomia. Fica notável o tanto que os pontos que listei acima fazem diferença. Você nem precisa entender do conteúdo que o Carl Sagan está falando, a forma é suficiente pra te engajar.

Com isso já dá pra perceber que carisma não é inato. Não é um dom. Carisma pode ser desenvolvido! Como? É mais simples do que você imagina. Havendo entendimento de quais são os pilares do carisma, você já poderá escolher um para começar a aprimorar!

Os 3 pilares do carisma

O carisma é composto por 3 pilares: presença, poder e simpatia. Todos eles dependem de nossos comportamentos conscientes quanto de fatores que não controlamos conscientemente. Uma vez que a presença é a base de todos os demais, vamos começar por ela.[2]

Presença

Presença é o principal pilar do carisma. Ele pode ser desenvolvido e é o que gera maior impacto em menos tempo!

Estar presente significa ter uma consciência momento por momento do que está acontecendo. Ou seja, prestar atenção naquilo que está acontecendo naquele momento, em vez de se deixar levar pelos próprios pensamentos.

Próxima vez que você estiver em uma conversa, tente de tempo em tempo verificar se sua mente está 100% engajada ou se você acabou se perdendo nos próprios pensamentos (incluindo preparar sua próxima frase)! Quando identificar que isso aconteceu, traga sua consciência de volta para a conversa. Para isso, foque, por breves segundos, na sua respiração ou nos movimentos dos seus dedos dos pés. Isso ajudará a trazer sua mente pro presente.

3 pontos para você comunicar mais presença

1. Escute ativamente.

2. Não interrompa.

3. Pause antes de falar.

Escuta ativa é se portar de maneira que a pessoa com a qual você está conversando se sente perfeitamente compreendida.[3]

Bons ouvintes nunca interrompem, mesmo quando a vontade de interromper vem de entusiasmo com a conversa. Excelentes ouvintes não só sabem disso como também se deixam ser interrompidos. Quando alguém te interromper, deixe-o!

E pra fechar, os mestres da escuta conhecem um truque extra! Um hábito simples, mas extraordinariamente eficaz, que fará as pessoas se sentirem realmente ouvidas e compreendidas: eles fazem uma pausa antes de responder. Essa é uma maneira fácil de fazer as pessoas se sentirem inteligentes e interessantes. Como se você estivesse processando aquilo que foi dito pelo outro, dando a devida atenção, antes de responder.

Poder

O segundo pilar é poder! Ser visto como poderoso significa ser percebido como capaz de afetar o mundo ao nosso redor. Seja por meio de influência (ou autoridade) sobre outros, grandes quantias de dinheiro, experiência, inteligência, pura força física ou status social elevado. Procuramos por pistas de poder na aparência de alguém, na reação dos outros a essa pessoa e, acima de tudo, na linguagem corporal da pessoa.

Como a linguagem corporal é tão importante aqui, temos que ficar atentos a um elemento crítico nesse ponto: postura! A postura é algo fundamental que está enterrado profundamente no nosso cérebro. Antes mesmo de criarmos a escrita esse tipo de leitura já existia. A leitura de uma postura era suficiente para nos dizer se era possível ou não confiar naquele que estava diante de nós. Se devíamos ser submissos ou éramos nós que estávamos no lugar de poder. Para esse pilar, cabe um estudo aprofundado das diversas posturas e o que cada um significa. Por hora, você já pode começar a implementar os próximos 3 pontos nas conversas que te ajudarão a se portar como alguém mais influente.

3 pontos para comunicar poder

1. Reduza a quantidade de vezes que você acena com a cabeça enquanto escuta. Troque seu aceno obsessivo de 3-4 balançares de cabeça por apenas 1.

2. Diminua a quantidade de vezes que você emite sons e palavras de reafirmação, como: "uh-huh", "ah, sim!". Falar isso conscientemente e uma vez tem um impacto positivo, mas diversas vezes em uma frase, não.

3. Evite inquietação física. Ficar mexendo os dedos, mudando de posição, cruzando e descruzando as pernas. Até mesmo pegando algum item como uma caneta e reorganizando coisas na mesa. Isso só passa uma mensagem de ansiedade e falta de confiança. Pessoas com autoridade não fazem isso.

Quando se deparar com você concordando com a cabeça ou reafirmando algo verbalmente, tente substituir isso por silêncio e quietude. Aprenda a ficar confortável com o silêncio, coloque pausas entre suas frases ou até no meio de suas frases.

Simpatia

O terceiro e último pilar é simpatia. Ser simpático significa ser percebido como qualquer um dos seguintes: benevolente, carinhoso, atencioso ou disposto a impactar nosso mundo de maneira positiva.

Ele, assim como o poder, está muito ligado à linguagem corporal, mas também à comportamentos.

Enquanto interagimos, nosso cérebro está à procura de pistas para avaliar a simpatia ou poder do outro, para então ajustarmos nossas suposições de acordo. Roupas caras nos levam a presumir riqueza, a linguagem corporal amigável nos leva a assumir boas intenções, assim como uma postura confiante nos deixa a entender que a pessoa tem algo em que confiar. Na prática, as pessoas tendem a aceitar aquilo que você projeta. Simples assim. Apenas aumentando sua projeção de poder ou simpatia, você aumenta seu nível de carisma. E, quando você projetar poder e simpatia juntos, aí seu potencial vai para outro nível.

Ambos pilares são necessários para o carisma. Uma pessoa poderosa, mas antipática, pode ser impressionante, mas não é necessariamente percebida como carismática. Costuma passar uma imagem de arrogante, fria ou de alguém reservado. Do outro lado do espectro, alguém que possui simpatia sem poder, parecerá muito caloroso, mas não é necessariamente percebido como carismático. Transmite uma sensação de que está ansioso, ou de que é subserviente e desesperado para agradar.

Para comunicar simpatia, foque em fazer as pessoas se sentirem confortáveis:

  • Mantenha seus olhos relaxados;
  • Sorria, genuinamente;
  • Respeite o espaço pessoal do outro (não se aproxime demais, isso pode ser invasivo), mas também não se mantenha tão distante;
  • Toque, mas sem exagero. Tanto a questão do espaço quanto do toque tem diferenças culturais. No Oriente, por exemplo, não é muito da cultura das pessoas essa interação física, como é no Brasil;
  • Espelhe a linguagem corporal com quem você se comunica (entraremos mais a fundo nisso futuramente, é uma técnica ótima para construir rapport);
  • Elogie, também sem exagero e genuinamente. Inclusive, quando for elogiar, busque por pequenas conquistas e não coisas que não dependem de esforço. Troque o "seu cabelo é muito bonito" por "que penteado bonito que você fez hoje", por exemplo.

Todos três pilares (presença, poder e simpatia) podem ser desenvolvidos.[4]

Estilos de carisma

Nós podemos desenvolver cada um desses pilares em intensidades diferentes. As diferentes combinações nos geram percepções diferentes. Por isso conseguimos categorizar cada uma dessas percepções em 4 diferentes estilos de carisma.

Cada tipo de carisma pode ser mais ou menos apropriado dependendo da circunstância. Assim como cada um dos 4 poderá se encaixar melhor ou pior com você. Para decidir quais elementos do seu carisma pessoal você quer exibir, é necessário avaliar 3 indicadores:

  • Seus objetivos;
  • A situação que você se encontra;
  • Qual o melhor para sua personalidade.

Você pode alternar entre cada estilo de carisma e até mesmo misturar eles. O principal é não forçar a barra para um tipo de carisma que gera estranheza em você, isso só trará efeitos negativos à sua imagem pessoal.

Quanto mais estilos você conseguir acessar, mais versátil e confiante você será!

Carisma do Foco

O carisma do foco é baseado principalmente no pilar da presença. Ele gera nas pessoas a sensação de que você está totalmente presente com elas, ouvindo-as e absorvendo o que elas dizem.

Boas habilidades de escuta são inegociáveis, assim como um certo grau de paciência. Para desenvolver o carisma de foco, cultive sua capacidade de estar presente.

Exemplo: Elon Musk.

Carisma Elon Musk - Dicas da Nióbio

Ele mesmo se considera um introvertido e não há problema algum nisso. Pessoas que trabalham com ele relatam o tanto que ele é totalmente presente e foca sua atenção em te ouvir atentamente.[5]

Carisma do Visionário

Seus principais pilares são poder e simpatia. Este estilo de carisma faz com que os outros se sintam inspirados. Nos faz acreditar!

Por que ele é tão efetivo? Por conta do nosso desconforto diante de incertezas: em um mundo de mudanças constantes, ansiamos por algo sólido para nos agarrarmos.

Para transmitir carisma visionário, você precisa projetar total convicção e confiança em uma causa.

Exemplo: Steve Jobs

Carisma Steve Jobs - Dicas da Nióbio

Carisma da Gentileza

O principal pilar, como você já deve ter imaginado, é simpatia. Esse estilo de carisma faz com que as pessoas se sintam bem-vindas, bem quistas, envolvidas e, acima de tudo, completamente aceitas.

Ele vem inteiramente da linguagem corporal, principalmente suas expressões faciais e seus olhos.

Carisma Mahatma Gandhi - Dicas da Nióbio

É o melhor tipo de carisma para lidar com pessoas inflexíveis!

Exemplo: Gandhi.

 

Carisma da Autoridade

Este quarto e último tipo de carisma é provavelmente o mais poderoso de todos. Seu principal pilar é o do poder e é um carisma totalmente baseado na percepção do seu impacto no mundo. Nós julgamos uma pessoa com carisma de autoridade através de 4 pontos:

  • Sua linguagem corporal;
  • A maneira que se veste;
  • Seu título ou posição que ocupa;
  • A reação que os outros têm diante dele.

Os dois primeiros pontos pesam mais e são mais eficazes de se investir.

Seu principal objetivo, se você deseja obter carisma de autoridade, é projetar poder exibindo sinais de status e confiança.

Carisma Jeff Bezos - Dicas da Nióbio

Sua postura, nesse caso, tem muita importância. É quase imprescindível que você aprenda a "ocupar o espaço".[6]

Exemplo: Jeff Bezos

No que diz respeito à aparência, escolher roupas que pareçam caras ou de alto status é uma das maneiras mais fáceis de emanar carisma de autoridade. - Olivia Fox Cabane, autora de O Mito do Carisma

Referências

  1. Charisma An Ill Defined And Ill Measured Gift - John Antonakis
  2. The Charisma Myth - Olivia Fox Cabane
  3. The Psychology of Selling - Brian Tracy
  4. Can Charisma Be Taught? Tests of Two Interventions - John Antonakis, Marika Fenley and Sue Liechti
  5. Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro - Ashlee Vance
  6. Looks: Why They Matter More Then You Ever Imagined - Gordon Patzer
Bruno Rettore - Cofundador da Nióbio
Processing...

adicionado com sucesso.

adicionado com sucesso.