Nióbio
EUR
USD

0

por Nióbio - Alfaiataria Digital

Como parecer mais alto em 4 passos - Dicas da Nióbio

Em 30 segundos! Para parecer mais alto você precisa de macetes que alongam a silhueta. Se atente a 4 elementos: cores, padrões, fit e proporções. Quando for escolher uma roupa, opte pelas monocromáticas, preferencialmente de cores escuras. Ao vestir uma estampa, saiba que as de menor escala favorecem a altura e, se tratando de padronagens, as linhas verticais tem o poder de te alongar visualmente. Quanto ao fit, se preocupe com o caimento das roupas, principalmente o comprimento das camisetas, mangas, calças e bermudas. Tudo que parecer longo demais achata o seu corpo. Por fim, busque por acessórios nas proporções corretas para o seu corpo.

Sabia que você pode parecer mais alto dependendo da roupa que você usa? Ser um homem baixo tem seus problemas e apesar de ainda não ser possível crescer fisicamente, você pode crescer usando a ótica!

São algumas estratégias que você aplica na hora de se vestir que causam grande impacto na sua harmonia visual! Tenha em mente que se vestir bem te deixa mais atraente, consequentemente mais confiante, mais bonito e no seu caso, até mais alto.

Quer um exemplo? O Tom Cruise tem apenas 1,70m! Assim como o James McAvoy, Ben Stiller e Scott Caan (na verdade, ele tem 1,65!). Os atores de Hollywood comprovam exatamente o que dissemos: roupas podem dar a impressão de altura!

E é simples! Você precisa se atentar a 4 elementos ao se vestir:

  • Cores;
  • Padrões ou estampas;
  • Fit (como as roupas te vestem);
  • Proporções.

Ao falar de cada um deles, quero que você entenda que tudo que será sugerido aqui são dicas para harmonizar e alongar o seu visual. Não são regras, está bem? Busque sempre se sentir bem, estar confortável e ter equilíbrio.

Use bem as cores

As cores são excelentes para chamar atenção ou disfarçar algo. O preto por exemplo, minimiza as sombras formadas em um tecido, por isso dizem que a cor alonga e emagrece.

Mas a dica aqui não é usar apenas preto, é usar roupas monocromáticas, de preferência escuras! Os tons semelhantes na blusa e na calça (ou bermuda), fazem com que o olhar percorra suavemente de cima a baixo sem nenhuma quebra. Essa continuidade dá a impressão de um comprimento maior!

James McAvoy - Como parecer mais alto - Dicas da Nióbio
James McAvoy (1,70m) usa roupas monocromáticas que alongam a sua silhueta e dão a sensação de que o ator é mais alto.

Qualquer quebra horizontal é capaz de achatar o corpo. Por isso, se o estilo monocromático não combina muito com você, evite roupas com alto contraste (blusa branca e calça preta, por exemplo), cintos e/ou calçados que se destacam demais. Todos esses itens causam uma divisão, que pode te diminuir.

James McAvoy - Como parecer mais alto - Dicas da Nióbio
Nessas imagens, James McAvoy (1,70m) optou por usar blusas que destoam da cor da calça, achatando um pouco o visual.

 

Por fim, cuidado com detalhes, como meias!! Meias claras com calças e sapatos escuros também causam uma quebra horizontal que atrapalha a linearidade que você busca para te deixar mais alto.

Escolha padrões e estampas que te valorizem

Ao contrário do que o senso comum nos faz crer, pessoas baixas podem sim usar listras e padrões nas roupas. Basta ter cuidado com as escolhas.

No caso de listras horizontais, opte por peças que tenham linhas finas e pouco espaçadas. Assim todas formam uma unidade quando vistas de longe, não dando a sensação de divisão que achata (como nas cores). Mas, preferencialmente, use linhas verticais!! Essas têm a capacidade de alongar o visual e não por acaso, os ternos risca de giz são uma excelente opção para homens baixos.

Daniel Radcliffe - Como parecer mais alto - Dicas da Nióbio
Daniel Radcliffe (1,65m) usa, na imagem da esquerda, uma blusa de linhas horizontais muito espaçadas, que o deixam com o visual mais largo e achatado. Agora, na imagem da direita, ele usa um terno com linhas verticais e horizontais, em um padronagem de pequena escala, que alongam a sua estatura!

 

Se tratando de padrões como o xadrez, o ideal é você escolher peças que tenham essa estampa em uma escala reduzida. O fato das formas serem pequenas, diminui o contraste delas com o fundo. Isso quer dizer que elas se destacam menos, chamando pouca atenção, mantendo o olhar externo mais focado no conjunto da roupa. Resumindo, o pequeno tamanho das formas está diretamente relacionado com o baixo contraste, tornando mais uniforme o seu visual e consequentemente, mais longo.

Kit Harington - Como parecer mais alto - Dicas da Nióbio
Da esquerda pra direita: 1. Monocromático azul com listras horizontais finais que não quebram a verticalidade. 2. Terno de padronagem fina e vertical 3. Camisa com estampa em baixo contraste em uma composição monocromática preta!

Se preocupe com o fit perfeito

Talvez o mais importante e o mais complicado dos 4 elementos, afinal a maioria das roupas são pensadas para "Homens Médios" que não existem! Os famosos P, M e G, não valorizam as características únicas de cada corpo. Para você pode ser ainda mais difícil se sentir contemplado nesses tamanhos de prateleira, mas tudo tem jeito!

O seu objetivo é não parecer baixo, certo? Para isso você precisa se atentar ao caso de excesso de tecido, principalmente nas mangas e nas barras. Você não deve passar a impressão de que é muito pequeno para suas roupas ou que as pegou emprestadas. Tecido sobrando faz exatamente isso, fuja deles!!!

Se você tiver peças assim em casa, não fique com preguiça, vá a uma costureira ou alfaiate e ajuste. Agora, para a sua próxima compra, a melhor saída é buscar roupas sob medida. Já temos boas soluções hoje em dia, inclusive para moda casual.

Para não ficar confusa a informação, vou dividir os pontos principais que te alongam (ou achatam) nas camisas, casacos e blazers, por fim, bermudas e calças, está bem? São dicas de ouro que te ajudarão na hora de comprar uma roupa ou de levar para ajustes.

Camisas e Camisetas

Você com certeza já comprou uma camisa que a manga ou a base ficaram muito longas. Esses dois problemas são muito comuns e contribuem para o visual achatado.

Falamos várias vezes sobre linhas horizontais, certo? No caso de um blusa longa, forma uma linha horizontal abaixo da linha das suas pernas... Consegue visualizar? (olhe a imagem abaixo)

Daniel Simmons - Como parecer mais alto - Dicas da Nióbio
Na imagem da esquerda, Daniel Simmons, demonstra como uma blusa longa pode achatar uma pessoa. Na foto da direita, ele sugere uma possível solução para homens baixos: colocar a blusa para dentro da calça, alongando a silhueta!

Você cria uma linha que não existe no seu corpo e que dá uma sensação de que suas pernas são menores do que realmente são.

Se você não quer a sensação de pernas curtas, uma boa dica é colocar a blusa para dentro da calça!

Estilo Homens Baixos: Blusa para dentro - Dicas da Nióbio
Nas duas imagens, temos exemplos de estilos diferentes usando a mesma técnica de colocar a blusa para dentro da calça, em uma roupa de baixo contraste para causar a sensação de alongamento. Repare também na barra das calças e na falta de meia, esses detalhes contribuem no visual alongado.

Fácil de fazer sem gastar nada e funciona para absolutamente qualquer blusa. Mas se você quer usar blusas longas, tudo bem, tem jeito! Faça o equilíbrio das peças com as cores monocromáticas.

Zac Efron - Como parecer mais alto - Dicas da Nióbio
Zac Efron (1,73m) na primeira imagem a esquerda usa uma camisa longa, em uma roupa de alto contraste, se achatando visualmente. Já na segunda imagem, ele usa uma camiseta comprida em uma composição monocromática, melhorando o visual e valorizando a sua altura.

Agora, se o estilo não combina muito com a sua personalidade, leve a peça em uma costureira! Esse ajuste é simples, mas é importante que você esteja vestindo a blusa no momento que o profissional fizer as marcações para o corte. Assim você evita erros que podem te fazer perder a peça. O ideal é que a blusa não passe mais de dois dedos do seu quadril.

Esses mesmo dois dedos de medida são um ótimo parâmetro para o comprimento das mangas. Tendo como referência o osso do punho, elas devem ser mais longas, cobrindo levemente parte da sua mão. Visualmente você alonga o braço e não tem nenhum incômodo. Quando as blusas são sociais, esse é o tamanho ideal para compor com um blazer!

Estilo Homens Baixos: Comprimento das mangas - Dicas da Nióbio

Na imagem temos o exemplo perfeito do comprimento das mangas, tanto da camisa quanto da terceira peça!

Casacos e Blazers

Por falar em blazer...a peça mais elegante do guarda roupa masculino merece um investimento!

Quando você coloca um blazer, ou uma terceira peça qualquer (casaco ou parka), é essencial que ele modele o seu corpo, para não deixar o seu tronco mais largo que as pernas. Por isso, opte por modelagens slim, peças sob medida ou bem ajustadas para você. Evite peças muito estruturadas e volumosas.

Bruno Mars e Ben Stiller - Estilo Homens Baixos - Dicas da Nióbio
Nas duas imagens, Bruno Mars (1,65m) e Ben Stiller (1,70m) fizeram escolhas ruins de terceira peça. Os casacos compridos e volumosos deixaram o cantor e o ator ainda menores.

Novamente, se atente ao comprimento! Se for longa demais ou curta demais, vai te achatar! O ideal para jaquetas e casacos é que acompanhem a linha da sua blusa. Para os blazers, depende do estilo! Ele pode acompanhar a altura da calça ou ser um pouco mais alongado, aproximadamente 4 dedos abaixo da linha do quadril! Em todas essas situações, a terceira peça não vai atrapalhar o seu visual longilíneo, na verdade, vai acrescentar uma informação de estilo e personalidade muito bem vinda!

Tom Cruise - Como parecer mais alto - Dicas da Nióbio
Nas 4 imagens, Tom Cruise (1,70m) demonstra o uso de paletó, jaqueta, suéter e blazer no tamanho correto para valorizar a altura e alongar o visual.

Dois detalhes muito importantes: linha do ombro e a manga! As duas são fáceis de perceber quando estão fora de lugar. Então se preocupe com elas, a linha da costura deve estar bem no seu ombro e a manga deve repousar sobre o osso do pulso, no caso de blazer, ou até 3 dedos maior, no caso de jaquetas! Fica muito elegante quando a blusa social aparece por debaixo de um blazer, use isso ao seu favor!

Estilo Homens Baixos: Ombro da Camisa - Dicas da Nióbio

Na imagem temos a representação da linha do ombro em três situações: certo, apertado e folgado!

Bermudas e calças

Para encerrar o fit perfeito, vamos as partes de baixo! Se você fica completamente perdido na hora de escolher uma calça, vou te dizer os 2 pontos mais importantes para você que quer parecer mais alto: cintura e comprimento.

Começando pela cintura: evite calças de cinturas muito baixas!!! Busque exatamente pelo oposto, porque visualmente, a linha do quadril mais alta dá a sensação de que as pernas são mais longas. Agora, se o seu tronco for curto, prefira o equilíbrio.

Scott Caan e Brock McGoff - Estilo Homens Baixos - Dicas da Nióbio
Nas imagens, Scott Caan (1,65m) e Brock McGoff (1,67m) respectivamente demonstram como a cintura baixa e as roupas fora da proporção achatam uma pessoa. Ambos têm quase a mesma altura, mas o Brock (da direita) parece muito mais alto.

E os cintos? Lá em cima, quando falei das cores, pincelei sobre esse acessório. Se você é bem baixo, te sugiro evitar ao máximo usar cintos. Procure opções de calças que te sirvam bem e que não se movimentem ao andar, como as sob medida, para que o cinto seja opcional. Agora, se não tiver jeito mesmo, use um cinto da mesma cor da calça, para camuflar ele!

Com a cintura ok, vamos ao comprimento. O ideal para as bermudas é que elas sejam da altura exata dos joelhos ou um pouco menores! Por não esconderem a sua canela, elas favorecem a altura!

Daniel Radcliffe e Brock-McGoff - Estilo Homens Baixos - Dicas da Nióbio
Daniel Radcliffe (1,65m) a esquerda, usa uma bermuda longa demais para sua altura, parecendo mais baixo. Já Brock McGoff (1,67m), à direita, usa a bermuda em uma altura ideal para alongar o corpo.

Agora quando o assunto é calça, você tem mais opções! O objetivo aqui é deixar o seu tênis a mostra e se você gostar, o tornozelo também. Preocupe-se com a altura da barra, procure calças no comprimento no break, que não causam linhas de tecido na barra e não encostam no calçado. Ou as de estilo cropped, que deixam uma pequena parte do tornozelo à mostra, valorizando a sua altura!

Estilo Homens Baixos: Altura barra da calça - Dicas da Nióbio

Lembre-se de que quanto mais próxima a cor do calçado, da calça e da meia, melhor! E se a barra diminuir, afunilando a calça, fazendo com que ela desenhe o corpo, perfeito!

Se você quiser aprofundar nessa temática de como escolher uma calça perfeita para o seu corpo, temos um texto ensinando todos os pontos relevantes a serem observados para não ter erro! É só clicar aqui!

Já que falamos de calçados, vai aqui uma dica extra: se você é baixo, use botas ou tênis com solados altos! A diferença pode ser pequena, mas eles te dão alguns preciosos centímetros a mais, sem prejudicar o seu conforto!

Fique atento às proporções!

Último elemento, mas não menos importante. Depois de falar de fit, parece bobagem falar de proporção, porque você já sabe que as roupas tem que ser condizentes com o seu tamanho e de preferência ajustadas para você! Mas não é, porque a proporção vai além das roupas.

Se você é baixo ou magro, a proporção dos acessórios que você usa faz muita diferença no seu visual! Por exemplo: já se deparou com uma pessoa que usava um relógio tão grande para o pulso que parecia até errado? Pois é! São essas situações que queremos evitar ao falar de proporções.

Se você tem um pulso pequeno, use relógios menores, que encaixam no seu pulso, com um respiro. Se você tem um pulso largo, use relógios maiores para preencher bem o espaço. Use a mesma lógica para anéis, gravatas, pulseiras e óculos.

Estilo Homens Baixos: Relógio na medida certa - Dicas da Nióbio
Na imagem da esquerda temos um exemplo de relógio grande demais para o pulso da pessoa que está usando, dando a impressão de desapropriado. Já na segunda imagem, à direita, o relógio encaixa perfeitamente, valorizando o acessório!

Se perdeu? Siga essas 10 dicas!

Não se preocupe, depois de todos os 4 elementos, tenho certeza que foram muitas informações. Pensando em te ajudar, vou resumir aqui as 10 dicas práticas que falei ao longo do texto para que você consiga parecer mais alto com suas roupas e comece a aplicar logo!

  1. Use cores escuras e aposte em roupas monocromáticas para alongar o visual;
  2. Aposte em padrões e estampas pequenas. Linhas verticais são ótimas;
  3. Evite calças de cintura baixa e cintos que destacam, eles criam uma linha horizontal indesejada;
  4. Cuidado com as cores das meias e dos sapatos. Quanto mais próximo do tom da calça, maior você parecerá;
  5. Use roupas ajustadas para você e suas medidas! Conheça a nossa chino sob medida;
  6. Use blusas para dentro da calça, evitando linhas abaixo do quadril que achatam as pernas;
  7. Calças no break e cropped alongam a sua silhueta. No caso das bermudas, elas devem ser acima do joelho ou na altura exata;
  8. Evite casacos, jaquetas muito longas e volumosas;
  9. Use botas e tênis com solado mais alto para ganhar alguns centímetros;
  10. Cuidado com a proporção dos acessórios que você usar!

Quais estratégias você já usa ou quer usar? Receba novas dicas toda semana pela nossa newsletter, se inscrevendo aqui:


Giovanna Rubertti - Dicas da Nióbio
Processing...

adicionado com sucesso.

adicionado com sucesso.