Nióbio
EUR
USD

0

por Caio Pimenta

3 passos para se vestir bem e ficar mais atrativo - Dicas da Nióbio

Em 30 segundos! As três principais características de um homem bem vestido são:

- Coerência: Entre suas roupas e quem você é
- Harmonia: Das peças entre si e entre as suas características físicas
- Modelagem: Cortes que valorizem seu corpo, trazendo simetria e equilíbrio

Na hora de sair você só pega a primeira roupa que vê pela frente? Se sua resposta foi sim, sinto lhe dizer, sua vida pode estar mais difícil do que precisa! Você sabia que pessoas mais atrativas são inconscientemente vistas como mais bem sucedidas, felizes, confiáveis, sociáveis e confiantes? Isso significa que ser atraente aumenta a probabilidade de receber ajuda de estranhos, conseguir vagas de trabalho, receber melhores avaliações de desempenho e fechar contratos. Ou seja: Se você for fisicamente atrativo, sua vida será mais fácil!

Se engana quem pensa que a atratividade depende somente de ser feio ou bonito, tem a ver com comunicação, signos e mensagem transmitida. Mudando algumas variáveis estéticas podemos tornar uma pessoa "feia" mais atrativa e uma pessoa "bonita" menos.

Sergio Ramos: Cortes de cabelo e atratividade - Dicas da Nióbio
Mesma pessoa, mesmo semblante, mensagens e percepções de atratividade diferentes.


Logo, você pode aumentar sua atratividade com as suas roupas! Elas são seu repertório visual, passam informações sem precisar falar. É você se comunicando através da sua imagem. Estar bem vestido envia uma mensagem poderosa, tanto internamente, para sua auto percepção, quanto para as pessoas com quem interage. É por isso que você deveria se vestir bem, se vestir para ter confiança!

Vestir bem não é sobre peças de roupas, é sobre você!

Ou melhor, sobre o você aspirado e projetado! É sobre como você se sente consigo mesmo e como faz os outros se sentirem ao te ver.

É sobre como eu me vejo e quem eu quero ser. É escolher peças de roupas que nos tornam confiantes, alegres e motivados. As roupas têm esse efeito. Tente se lembrar do seu sentimento na última vez que se arrumou para uma festa (sei que tem tempo, mas faz um esforço). Da última vez que pegou sua calça favorita, experimentou um sapato novo, vestiu aquele terno de ocasiões especiais... Foi bom, né?! Quem nunca colocou um terno e saiu se sentindo o James Bond? Certas peças de roupa podem nos motivar, nos tornar felizes, assim como podem nos deixar desconfortáveis, incomodados e sem confiança.

É também, sobre a mensagem que você está passando para as outras pessoas. Quanto menos você tem intimidade com alguém, mais ela analisa suas roupas para receber dicas sobre quem você é. Antes de você falar uma sequer palavra, um conceito inicial seu já foi criado com base na leitura visual. Com base nas suas roupas, já que 95% do seu corpo está coberto por elas.

Vestir bem é sinalizar efetivamente para um determinado meio social que você tem as características que eles admiram!

É por isso que, quando estamos com pessoas que nos conhecem bem, nos sentimos mais confortáveis para usar roupas que não usaríamos com os outros. Elas não precisam mais de dicas para construir uma opinião sobre você.

Vestir bem é subjetivo, não existe certo ou errado!

Mentira, existe sim!

Escolha, por exemplo, alguma tribo. Qualquer uma: Faria Lima, Pinheiros, Rock, Sertanejo, Tilelê, etc. Não importa a que você escolher, se perguntar dentro do grupo quem se veste bem e quem não, nas respostas terão: alguns poucos que se vestem bem, alguns que se vestem mal e uma grande quantidade no meio. Independentemente do estilo da roupa, alguns são percebidos como bem vestidos e outros não. Mas o que os diferenciam?

Usamos essa expressão de forma tão genérica que leva a crer que é puramente subjetivo. Apesar de depender de contexto: quem usa, quando, onde e quem avalia, tal pensamento é errôneo e inocente. O conceito do que é belo tem parte cultural, mas também data de anos de evolução e reconhecimento de padrões. Padrões que visam buscar segurança, sobrevivência e transmissão genética. Vestir bem tem sua ciência exata, aspectos e conceitos objetivos que se aplicam para qualquer um e qualquer estilo.

Esse tema é vasto e até já temos algumas publicações aprofundando no assunto. Por ora, vamos assumir que, ainda que não entendemos quais são esses aspectos, algo os compreende muito bem: o tempo!

Para ficar mais simples, vamos dividir "vestir bem" em três categorias:

3 características de um homem bem vestido - Dicas da Nióbio
Note que elas vão do subjetivo para o objetivo

Você: Coerência com a sua identidade

Cada peça de roupa que temos faz alusão a um tipo diferente de felicidade. Podemos enxergar aventura e trabalho duro em uma bota. Assim como endosso e conhecimento em um jaleco branco. Nosso objetivo é usar essas sinalizações de maneira que potencializem nosso verdadeiro "Eu". Com coerência às suas ações, personalidade e história.

Coerência com a sua identidade - Dicas da Nióbio

Vestir bem não é sobre ter as peças da moda, é sobre ter peças que te deixam confortável mentalmente. É sobre vestir com confiança e propagar essa confiança aos outros.

Estilo, para os homens, sempre foi sobre quem veste e não sobre o que veste.

Por isso compramos a jaqueta do James Dean e não a Baracuta G9 Harrington. Usamos os óculos do Bob Dylan e não o Wayfarer. Nos anos 2000 o cabelo sensação foi o do Beckham e não o Faux Hawk.

Nossas roupas devem estar de acordo com quem somos, onde estamos, quem queremos ser e onde queremos chegar. É preciso olhar para dentro e se perguntar:

  • O que eu gosto e o que não gosto?
  • O que me deixa confortável e confiante?
  • Quem eu quero ser e quais características eu quero transmitir?
  • Onde eu costumo ir e quais as regras sociais do local?
  • Quem eu encontrarei e qual imagem quero que essa pessoa tenha de mim?

Vestir bem é ter coerência entre as peças e quem você é. Entre suas roupas e a mensagem que quer transmitir.

Vestir bem: Coerência - Dicas da Nióbio
É coerente o Rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, se vestir como nas imagens da esquerda? Condiz com a posição? É claro que não! Trajes oficiais se adequam muito melhor à posição (direita).

Steve Buscemi coerência - Dicas da Nióbio
A incoerência do homem maduro se vestindo como jovem é tão comum que já virou piada.

Suas Roupas: Harmonia entre as peças e você

É aqui que vestir bem começa a deixar de ser subjetivo e se torna objetivo. É menos sobre a mensagem transmitida e mais sobre o meio. Sobre as deixas inconscientes que transmitimos. Sobre a relação entre as peças e suas características físicas.

Digamos que você já sabe seu estilo e decidiu que precisa de um blazer. Só isso é o suficiente para sair e comprar? Não! Você ainda tem que decidir:

  • Qual cor?
  • Qual material?
  • Qual o tamanho da lapela?
  • Com ou sem ombreira?

E por aí vai... Você até pode escolher só com base no seu gosto, mas o ideal é que essas escolhas conversem com as suas características físicas. Que tenham harmonia com o formato do seu rosto, seu cabelo, sua barba, seu tom de pele, etc. Com o objetivo de valorizar todos esses pontos e integrar à sua imagem.

Essas escolhas também precisam conversar com as suas outras peças de roupa. Quais cores de calças e camisas eu tenho? Azul marinho combina com verde? E o tecido? Linho vai bem com calça de lã fria ou precisam ser do mesmo tipo? Essa calça é mto casual para este blazer?

Nesse momento você deve estar pensando: "Caramba, é muita coisa. Não sei nada disso!" E nem tem que saber, fica tranquilo. Existem várias estratégias para tornar isso simples e rotineiro. Ao longo das semanas darei dicas para ficar cada vez mais fácil se vestir bem!

As suas peças de roupa precisam ter harmonia entre si. Suas características físicas precisam combinar para em conjunto trazer equilíbrio. Como se cada coisa não existisse sem a outra.

Vestir bem é ter harmonia entre as peças que está usando. Harmonia de estilos, cortes e cores. É a junção do subjetivo com o objetivo.

Jonah Hill - Dicas da Nióbio
Qual das fotos passa mais a impressão de bem vestido? Ambos estão de sobretudo e com tênis street. Porém, a desarmonia da bermuda e meia alta com sobretudo causam uma notável sensação de que algo está errado.

Harmonia: Agostinho Carrara - Dicas da Nióbio
A harmonia também deve existir nas cores e estampas. Nem grifes famosas como a Gucci tornam um estilo Agostinho Carrara um exemplo de bem vestido.

Seu Corpo: Modelagem em primeiro lugar

E por último, a modelagem. Ou seja, como a construção da roupa vai ficar no seu corpo. O famoso "caimento". Desde a produção em massa as roupas começaram a ser comercializadas em tamanhos padrões e por isso acabamos nos contentando com roupas que estão "ok". Raramente focamos no "Uau".

Porém, ainda que não valorizemos conscientemente, nosso cérebro límbico (o irracional) valoriza. Os milhões de anos evoluindo para buscar segurança, nutrição e reprodução o fizeram uma máquina de reconhecimento de padrões. Padrões físicos como cores, simetria e saúde. E sociais, como confiança, medo e tranquilidade.

Devemos mirar em peças que nos ajudem nesses pontos. Que deixem nossa silhueta mais equilibrada. Que disfarce uma perna fina, um ombro mais alto que o outro, etc. Que destaque nossos traços masculinos como ombros e tórax.

Não se contente com uma roupa direto da loja. Experimente, vá em um alfaiate ou costureira e adapte para seu corpo. Caso não queira perder tempo com isso, como eu, compre sob medida de uma vez. Hoje já temos soluções com resultado incrível, preço ótimo e sem ter que sair de casa. São esses últimos 5 quilômetros que garantem a chegada da mensagem ao destinatário.

Vestir bem é ter uma modelagem que valoriza seu corpo. Que traz simetria, equilíbrio e conforto visual. Que destaca seus pontos fortes e ameniza os fracos.

Vestir bem: Jonah Hill - Dicas da Nióbio
Note a diferença de percepções de confiança e atratividade que um terno ajustado ao corpo (direita) traz ao ator Jonah Hill

Vestir Bem: Calça Jonah Hill - Dica da Nióbio
A regra vale para estilos mais casuais. A calça correta no corpo (direita) traz elegância e alonga a silhueta

Vestir bem é se sentir bem!

Não deixe nenhum conceito te assustar, ser um homem bem vestido é simples. É sobre estar confortável e confiante. Não mire somente em famosos, eles são uma boa referência, mas você deve encontrar um estilo próprio e aprofundar nele. O que você veste e te deixa realmente confortável? É assim que você deve se vestir.

"Estilo é bem diferente de moda. Quando encontrar algo que funcione para você, mantenha." Tom Ford

Se vestir bem é importante, aumenta a autoestima e te ajuda a enfrentar os desafios da vida de maneira mais fácil.

Hoje discutimos o princípio para você se tornar um homem bem vestido. ao longo das semanas traremos dicas e conselhos práticos sobre como se vestir bem no dia a dia. Te ajudaremos a entender melhor sobre as cores e peças do guarda-roupa masculino. Além de táticas para sempre passar uma primeira impressão forte.

Tem algum tema específico que gostaria de saber mais? Comenta com a gente. Temos também nossa newsletter cápsula semanal com tudo o que você precisa saber para estar sempre atualizado. Não deixe de assinar!


Caio Pimenta - Cofundador da Nióbio
Processing...

adicionado com sucesso.

adicionado com sucesso.