7 Estilos, Infinitas Possibilidades
Em 30 Segundos! Moda reflete o comportamento de consumo da sociedade, já o estilo é interno, depende da preferência pessoal de cada pessoa. Através de padrões de comportamento e personalidade foram traçados 7 estilos universais. Nossa imagem é formada pela combinação de 2 a 3 desses estilos. Eles são: Tradicional, Refinado, Romântico, Sexy, Natural/Esportivo, Dramático/Urbano, Criativo.
Moda é diferente de estilo.
Por muito tempo usei a frase icônica da Coco Chanel sobre o assunto: “a moda passa, o estilo fica.”
Quando paramos para refletir o que está por trás da frase, percebemos que:
- Moda é uma parada mais externa, que reflete comportamento de consumo da sociedade.
- Estilo é interno. É uma preferência pessoal de cada um.
Nem sempre o que está em alta faz parte do seu estilo. Por isso, é importante que você tenha muito autoconhecimento para identificar com clareza o que faz parte do seu estilo (ou não).
Há quem acredite que estilo é apenas feeling e que não existe teoria nenhuma por trás. Não, amigo… existe sim.
Apresento-lhe a Teoria dos 7 Estilos Universais!
As precursoras da Consultoria de Imagem e Estilo, Alyce Parsons e Mimi Dorsey elaboraram no livro Style Source, a teoria dos 7 estilos universais que é hoje amplamente difundida e utilizada por personal stylists de todo o mundo.
A teoria cruza comportamentos e personalidades com preferências relacionadas ao vestuário estabelecendo padrões que nos levam aos 7 estilos universais. A nossa imagem, então, é sempre formada por cerca de 2 a 3 desses 7 estilos.
Você pode se perguntar:
“É só isso que existe de estilo? Por que vemos uma variedade tão grande de visuais nas ruas?”
Isso acontece porque o segredo não está em um estilo apenas. A mistura de estilos é a única razão para a infinidade tão grande de estilos que existem. Cada um com a sua própria identidade visual.
O nosso primeiro estilo é chamado de predominante. Ele representa a nossa essência e a nossa personalidade. Raramente muda ao longo da vida. Os outros dois estilos chamamos de estilos secundários, que podem se intensificar ou não dependendo do momento de vida que a pessoa está vivendo.
Sem mais delongas, os estilos são:
- Tradicional
- Refinado
- Romântico
- Sexy
- Natural/Esportivo
- Dramático/Urbano
- Criativo
Se liga nas principais peças-chave de cada estilo:
Os estilos mais clássicos
Vamos começar pelos estilos mais clássicos e elegantes, o Refinado e o Tradicional.
A principal mensagem do estilo Refinado é de elegância. Já o homem do estilo Tradicional transmite uma imagem mais séria e clássica.
A diferença entre eles é bem pequena, mas existe. Enquanto a pessoa do estilo Tradicional é mais discreta e opta por roupas formais e linhas retas no visual, a do estilo Refinado é um pouco mais moderna.
Peças chave do estilo Refinado: terno de alfaiataria, blazer de cashmere, sobretudo clean, camisa de gola alta.
Peças chave do estilo Tradicional: blazer azul marinho, blusa polo, camisa social, gravata clássica, mocassim e loafer.
Love is in the air
Depois, temos os estilos com sex appeal inegável, seja pela delicadeza ou pela ousadia. São os estilos Romântico e Sexy.
O primeiro transmite uma imagem mais leve e delicada. Não se engane: esse estilo não é apenas para mulheres. VÁRIOS homens também o possuem!
Já o segundo transmite uma imagem dominadora e super confiante de si. Por isso, esses homens normalmente gostam de roupas mais justas. Quanto mais valorizar o corpo, melhor.
Peças chave do estilo Romântico: jaquetas desestruturadas, blusas soltinhas seguindo a linha mais fluída, sapato Oxford e estampas com linhas mais curvas.
Peças chave do estilo Sexy: roupas com elastano, ternos na versão Slim, blusa com decote V, principalmente se for preta lisa.
Conforto em primeiro lugar
Agora vamos para o estilo mais queridinho de todos: o Natural/Esportivo.
As pessoas desse estilo são práticas e amam conforto. Por isso, o resultado final é um visual mais básico e sem muitos detalhes.
Não se engane: o básico não precisa ser sem graça! :)
Peças chave do estilo Natural/Esportivo: calça jeans, blusas de malha, mochilas, tênis, jaqueta jeans, calça jogging, jaqueta parka.
Ousadia no estilo? Pode também!
Diferentões, esse é o momento de vocês!
O sexto estilo é o Dramático/Urbano. Pessoas desse estilo curtem um visual mais rebelde e rocker. Transmitem uma imagem disruptiva e de poder!
Ousadia mesmo é com o estilo Criativo! Como o próprio nome sugere, são as pessoas autênticas e que gostam de criar um visual beeem diferente. Por isso, acabam transitando entre todos os outros 6 estilos para fazer as misturas mais originais possíveis!
Peças chave do estilo Dramático/Urbano: calça jeans destroyed, blusas e casacos volumosos com gola maxi, jaqueta de couro, peças estruturadas e de design marcante, coturnos e sapatos pesados no geral.
Peças chave do estilo Criativo: adoram sobreposições, mix de cores, mix de texturas, mix de estampas, toques étnicos e peças vintage.
Você já tem os limões, agora só falta fazer a limonada
Pronto, agora você já sabe o básico sobre a Teoria dos 7 Estilos Universais!
Nos próximos posts, vou aprofundar em cada estilo e, por fim, te contar como fazer a sua união de estilos.
Lembre-se: o segredo não é adotar um estilo ou outro especificamente. A mágica está na união de estilos - só assim você consegue fazer da sua imagem uma marca pessoal só sua.
E aí, com quais estilos você se identifica?