Nióbio
EUR
USD

0

por Caio Pimenta

Tudo o que você precisa saber sobre Ready to wear, Made-to-measure e Bespoke - Dicas da Nióbio

Em 30 segundos! Nem toda roupa é construída da mesma forma. O Ready to wear é a roupa fabricada em massa com tamanhos padrões. As ajustadas pegam a de prateleira e melhoram para o seu corpo. O sob medida pode ser divido em duas categorias: o Made-to-measure, que adapta moldes padrões as suas medidas e o Bespoke, que cria sua peça do zero.

Você sabe o que é moda Ready do wear? E a diferença do sob medida Made-to-measure para o Bespoke? Pois é, nem toda roupa é construída da mesma forma e isso impacta no caimento, na qualidade e unicidade da sua peça.

No passado, a moda era feita sob encomenda, para comprar uma peça de roupa você precisava de um alfaiate ou costureira. Ela era sob medida e individualizada. Durante a Guerra de 1812, os uniformes militares americanos começaram a ser produzidos em massa e depois disso, peças prontas para usar começaram a surgir para o público comum. Adotar padrões de medida e confeccionar roupas em larga escala mudou o mercado, diminuiu o custo de produção e o tempo de fabricação, democratizou e aumentou a variedade de estilos. Mas como nem tudo é perfeito, isso só foi possível abrindo mão da individualidade das pessoas. Quanto mais se ganhou em escala e preço, mais se perdeu em caimento e fit perfeito.

Hoje, mais de 100 anos depois, usamos mais roupas produzidas em massa do que no passado. Porém, a evolução tecnológica está possibilitando o surgimento da personalização em massa, trazendo escalabilidade e redução de custos para a moda sob medida. Já é possível usar roupas sob medida no dia a dia e nesse texto abordamos os 4 tipos de roupa que você pode escolher.

Roupas de prateleira: Como encontrar o meu tamanho?

Ready to wear: Popularização versus Personalização

Ready to wear (em português, "pronto para usar") é o termo usado para roupas produzidas em massa, vendidas já na forma final e em tamanhos padrões. É aquela que você pode comprar e sair da loja usando-a. Diferentemente das roupas sob medida, elas não são customizadas para as medidas do cliente, mas sim produzidas em tamanhos padronizados (P, M e G, por exemplo) determinados a partir de um molde base. Também é conhecida como Prêt-à-Porter, Ready to go, off-the-rack, pronto para vestir, roupas de prateleira, etc.

Sua criação diminuiu o custo e tempo de fabricação das roupas, democratizando a moda. A definição de tamanhos padrões trouxe velocidade no corte do tecido, antes era cortada uma camada de cada vez e agora é possível empilhar várias camadas e cortar centenas de calças de cada vez. Possibilitando a criação de linhas de produção eficientes.

Os tamanhos padrões são planejados para servir na maior parte das pessoas sem nenhuma alteração significativa. No passado isso até foi possível, com roupas retas e largas. Mas hoje, com a valorização de peças mais ajustadas ao corpo, isso não acontece, porque não existe homem médio.

Logo, se você é um homem que preza por um caimento impecável, esse tipo de roupa não é para você!

Ajustes: Como tapar buracos

Ajustar uma roupa na costureira, ou alfaiate, é uma maneira de melhorar o caimento dos tamanhos padrões do Ready to wear para o seu corpo. Com o ajuste é possível alcançar bons resultados, porém não são todas as dimensões de uma peça que podem ser corrigidas. É bem provável que você vai acabar estragando sua calça ao tentar consertar o quadril e o gancho (costura que une a perna direita e esquerda), por exemplo.

Geralmente, o ajuste implica em sair da loja com a roupa, mas não poder usá-la de uma vez. Ela vai ficar pegando poeira dias, talvez meses, no seu guarda-roupa até você a levar para uma costureira e depois de alguns dias buscar. Algumas marcas já oferecem em suas lojas alfaiates para fazer essas pequenas correções, o que melhora a experiência e diminui o seu trabalho.

Não acredite em marcas que propagandeiam roupas sob medida e na verdade estão ajustando suas peças de prateleira. O resultado não é o mesmo, não chega nem perto.

Se você não conhece um bom alfaiate (ou costureira) que cobre um bom preço e tenha equipamentos e insumos de qualidade ou precise de muitas alterações, não aposte nessa opção.

Sob medida: qual a diferença do Made-to-Measure para o Bespoke?

Nem todo sob medida é igual, entenda a diferença.

Made-to-Measure: Seu corpo como prioridade

As roupas Made-to-measure (MTM) são trajes sob medida feitos a partir de um molde padrão que é adaptado para as dimensões do seu corpo antes da fabricação. O caimento dessas peças é superiores às "prontas para usar" porque são criadas exclusivamente para o corpo de cada cliente. As peças caem como luva e raramente é preciso fazer ajuste. Além de uma roupa com caimento perfeito, o cliente do MTM também tem a oportunidade de customizar o tecido e alguns detalhes de estilo.

Peças made-to-measure geralmente são mais caras que as ready to wear e mais baratas que as bespoke. Porém, devido o avanço da tecnologia, é possível encontrar roupas MTM com valores similares às de prateleira.

Ao comprar uma peça MTM a empresa precisa das suas medidas. Elas podem ser tiradas em casa ou com especialistas autorizados pela marca. Com suas dimensões em mãos, é encontrado um molde padrão que se assemelha ao seu corpo e ele é alterado para seguir as suas medidas. Então, o tecido é cortado em uma única e exclusiva camada, costurado e beneficiado antes de ser enviado para você.

A Nióbio é uma alfaiataria digital made-to-measure. A Minha Chino, sua calça de sarja sob medida, é fabricada com base em 8 medidas do seu corpo e você ainda pode personalizar o tipo de cintura, caimento e comprimento. Ou seja, nenhum outro cliente da Nióbio tem uma calça igual a sua. Experimente uma e descubra a sua nova calça favorita!

 

Roupas made-to-measure são boas para todas as pessoas, principalmente os que valorizam caimento e personalização. Se você pode esperar algumas semanas e a peça está no seu orçamento, não pense duas vezes.

Bespoke: Singularidade e Experiência

A alfaiataria Bespoke é feita artesanalmente, partindo totalmente do zero. Nada é padronizado e tudo é criado com base nas especificações do cliente. Durante o processo de fabricação, é preciso retornar várias vezes para que o alfaiate, com olhar atento, possa ajustar cada mínimo detalhe da peça ao cliente.

Toda peça Bespoke carrega o corpo, personalidade de preferências de seu cliente, assim como a "assinatura" visual do alfaiate. A grande diferença do made-to-measure é que no bespoke não é usado nenhuma forma de padronização, o processo é totalmente artesanal e é possível adaptar todos os detalhes da peça ao biotipo e personalidade do cliente.

Pela experiência, serviço diferenciado, qualidade dos materiais e níveis de personalização, as roupas bespoke possuem um custo elevado. Sendo muito procuradas por políticos, executivos e para ocasiões especiais como casamentos.

O caimento perfeito só é possível com um bom alfaiate que, assim como um artista, terá experiência e sensibilidade para notar cada detalhe do seu cliente e, com uma técnica apurada entregar um bom resultado. Logo, não se engane, nem todo alfaiate é bespoke e nem todo bespoke é de qualidade. Avalie bem onde irá investir seu dinheiro para depois não se arrepender.

Se seu capital permitir e/ou seu corpo for muito singular, a experiência Bespoke é a mais indicada para você.

Caio Pimenta - Cofundador da Nióbio
Processing...

adicionado com sucesso.

adicionado com sucesso.