4 dicas de estilo para homens altos!
Em 30 segundos! O objetivo dessas 4 dicas é equilibrar a sua altura e te deixar visualmente mais harmônico.
1ª Fuja dos monocromáticos. Usar blusas e calça da mesma cor alongam. No seu caso prefira cores contrastantes.
2ª Se permita ousar. Chamar atenção em uma estampa, cor ou acessório tira o foco da sua altura.
3ª Fique atento ao corte das peças. Blusas largas, calças compridas e soltas demais assim como blusas curtas e calças pequenas dão uma péssima impressão. Use roupas que te valorizem e que sejam do tamanho certo. Peças sob medida ou ajustadas para você são suas melhores opções.
4ª Busque proporção e equilíbrio. Essa vale para tudo, mas principalmente para os acessórios. Use o que faz sentido para o seu tamanho. Cuidado com relógios pequenos, gravatas finas e anéis delicados.
Ser um homem alto é ótimo, mas pode te trazer certas dificuldades na hora de encontrar roupas para o seu tamanho, certo? Poucas marcas se preocupam com caras acima da média, mas existem alguns truques de estilo que você pode usar ao seu favor na hora de se vestir para ficar mais atraente.
Na verdade, antes de te falar dos truques, quero que você entenda que na hora de escolher uma peça nova ou se arrumar para sair o mais importante é você estar confortável e se sentir bem! Esse post não é sobre esconder o seu tamanho, mas te ensinar a equilibrar visualmente a sua altura para que outras características suas se destaquem.
Vou começar dividindo todas as dicas em 4 blocos maiores:
- Fuja dos monocromáticos;
- Se permita ousar nas escolhas;
- Fique atento ao corte das peças;
- Busque sempre pela proporção e equilíbrio.
Em cada um dos tópicos tenha em mente que estou apenas te dando sugestões e não regras, ok? Adapte-as ao que faz sentido para você, seu estilo e o seu dia a dia.
Vamos começar?
Fuja dos monocromáticos
O uso das cores é essencial na hora de se vestir. Homens baixos geralmente optam por combinações monocromáticas para alongar a silhueta. No seu caso, pode te deixar desproporcional.
A melhor opção para homens altos é causar quebras no visual com o uso de cores contrastantes, como branco e preto, azul e bege, cinza claro e azul marinho. Essas quebras conseguem pausar o olhar de quem te observa, não dando a sensação de que você é exageradamente alto. Além disso, elas evidenciam onde começa e termina o seu tronco, te deixando mais proporcional.
Nas imagens temos dois exemplos do uso de roupas contrastantes que causam uma quebra visual no comprimento, trazendo proporção ao visual.
Caso o seu troco seja muito curto, você pode usar blusas um pouco mais alongadas, para forçar essa divisão em uma altura mais condizente com o seu tamanho.
Nas imagens temos dois exemplos do uso de blusas alongadas que fazem contraste com a calça, reforçando a quebra visual um pouco abaixo do quadril. Truque excelente para equilibrar o tamanho do tronco e das pernas.
Se você é um homem que se incomoda com as suas pernas (seja porque são grossas ou finas), uma boa opção é usar cores mais escuras nas calças e blusas mais claras. Essa combinação consegue que a atenção esteja no seu tronco e acaba trazendo mais equilíbrio para sua silhueta.
Nas imagens temos dois exemplos do uso de calças escuras e blusas claras trazendo equilíbrio para o corpo.
Por fim, se você ama uma composição monocromática, não deixe de usá-la. Você pode causar quebras visuais com cintos, terceiras peças e sapatos chamativos! Mas explore a técnica, ela é realmente útil!
O uso de peças chamativas é ótimo para quebrar o visual monocromático e disfarçar o seu tamanho. Nas imagens temos três formas diferentes de usar para causar essa quebra.
Se permita ousar nas escolhas
Parece um conselho estranho, mas ao ousar nas cores, estampas e mix de tecidos você acrescenta informação para suas roupas e distrai a atenção da sua altura.
Vamos a alguns exemplos?
1. Use combinações de cores surpreendentes
Como falamos lá em cima, usar cores contrastantes cria uma linha horizontal no seu comprimento, dando a sensação de proporcionalidade ou de achatamento, dependendo do que você está buscando.
Mas além de contrastar preto e branco, você pode ser um pouco mais ousado e usar o amarelo, laranja, roxo, vinho ou qualquer outra cor a seu favor.
Três exemplos de cores ousadas que chamam atenção e estão sendo usadas para favorecer cada um dos homens nas imagens.
2. As estampas são ótimas opções
As estampas são perfeitas para chamar atenção, mas é bom ter alguns cuidados. Por ser um homem muito alto, estampas pequenas demonstram ainda mais a sua altura. Se você quiser disfarçar o seu tamanho, aposte em estampas maiores! Tanto nas blusas quanto em calças e bermudas.
Na questão das linhas, as verticais te deixam mais alto, principalmente se forem muito grossas. Se quiser usar linhas verticais, prefira as bem finas, elas suavizam a estampa. Já as linhas horizontais são mais fáceis de usar, elas te aumentam lateralmente - ótimas para os altos e magros.
Nas imagens temos três exemplos de estampas que favorecem homens altos.
O mesmo se aplica para acessórios como as gravatas. As mais grossas, longas com estampas grandes são as mais adequadas por serem mais proporcionais à sua altura.
Cuidado também com os excessos! É sempre bom prezar pelo equilíbrio. Na dúvida, uma estampa basta.
3. Mix de tecidos
Fazer um mix de tecidos, principalmente com peças mais estruturadas, ocupam espaço e por isso são ótimas para homens muito altos. Por exemplo, usar uma blusa simples, com um cardigã de lã, uma jaqueta de couro e uma calça de sarja tem o poder de te deixar mais harmônico do que apenas uma blusa comprida e uma calça, entende?
Nas imagens temos 4 formas diferentes de usar mix de tecidos e sobreposições para dar volume ao visual, harmonizando o comprimento e a largura do corpo.
Mas claro, isso é possível apenas no inverno. Em outras épocas, você pode mesclar dois tecidos, ou usar jaquetas leves ou blusas de botão para acrescentar volume no tronco.
Fique atento ao corte das peças
O modelo de suas blusas, calças, bermudas, sapatos e casacos tem muita influência sobre sua aparência. Por isso mesmo quero te dar dicas práticas do que se atentar ao comprar uma roupa ou montar um visual para que nenhuma das peças te alongue ou te diminua sem querer. Tudo tem que ser proposital.
Blusas
A maior dificuldade nas camisetas é encontrar uma com o comprimento adequado, que não fique larga demais. Acertei? Isso acontece porque as formas de corte das camisas costumam crescer proporcionalmente, comprimento e largura.
Quando for comprar suas blusas pense sempre: no comprimento, na largura, nas mangas e na gola do pescoço.
Começando pelo comprimento: se você conseguir levantar os braços sem mostrar a barriga é um bom sinal de que o tamanho está bom. O importante de ter essa margem para levantar os braços é não se sentir incomodado ao se movimentar para cumprimentar alguém, se sentar ou pegar algum objeto alto.
Na imagem à esquerda, a blusa está curta, por isso deixa parte da pele aparente ao levantar a mão. Já na imagem da direita, a blusa está no tamanho ideal para dar conforto.
Agora se essa camisa com um bom comprimento ficar larga demais, não hesite em ajustá-la em uma costureira ou procurar outro modelo mais slim. Blusas largas demais dão a sensação de desleixo, remetem à pijamas ou peças de ficar em casa!
Na imagem à esquerda, a blusa está larga demais, dando a sensação de que o tronco também é mais largo. Já na imagem da direita, a blusa está ajustada para o tronco, valorizando o formato do corpo e a silhueta.
E antes de comprar não se esqueça de observar as mangas. Caso sejam curtas, elas não devem parecer soltas. Mais uma vez, ir à costureira é uma excelente opção.
Observe as duas setas. A da esquerda demonstra como uma manga solta aparenta. Já a da direita destaca como as linhas formadas embaixo das axilas indicam que a largura da camisa nos ombros está errada.
Já em mangas compridas, a situação é um pouco diferente. Não é possível acrescentar tecidos nas mangas, por isso pense no equilíbrio. Imagina essa situação - a blusa ficou ótima no comprimento, um pouco larga (dá para ajustar) mas a manga ficou curta, uns dois dedos antes do punho - e se pergunte: você está confortável? Consegue preencher esse vazio com um relógio, por exemplo?
Respondendo sim para as duas perguntas, pode comprar sem medo. Respondendo não, você tem mais uma opção: dá para usar a blusa com a manga dobrada? E pondere bem se vale a pena essa compra.
Por fim, a gola. Homens altos geralmente têm pescoços compridos também, por isso a gola da camisa é como se fosse o ponto alto da blusa perfeita. Evite camisas com gola V, ou que deixam muito exposta a região do peitoral. As opções que deixam mais simétrico são as blusas polo e camisas sociais.
Na primeira imagem (à esquerda), temos o exemplo de uma blusa gola V que expõe demais a região do pescoço alongando o tronco. Nas duas imagens seguintes, temos o exemplo de uma blusa social e uma blusa polo, que deixam o visual mais harmônico.
Mas se essas peças não forem comuns ao seu dia a dia, uma gola redonda basta. E você pode sempre acrescentar um volume no pescoço nas épocas de frio, como um cachecol, lenço ou moletom com capuz!
Na imagem à esquerda, temos o exemplo de uma blusa gola com gola redonda. E na imagem à direita, o uso do moletom para dar volume. As duas opções conseguem disfarçar a altura.
Calças
No quesito calças, o comprimento e o corte são os mais importantes para você!
Vamos começar falando sobre o comprimento: sua calça não deve ser longa demais nem curta demais. Eu sei isso é o óbvio! O que não é tão óbvio é que as calças muito compridas tem o poder de te achatar até demais, dando a sensação de que você escolheu a peça errada. Por outro lado, as muito curtas dão a entender que não existia o tamanho certo para você na loja.
Nenhuma dessas sensações é o que queremos ao nos vestir! Queremos nos sentir bonitos e confortáveis, ao mesmo tempo. Para que você tenha isso, uma boa opção é procurar por calças no comprimento half break. Elas cobrem toda a sua perna sem cobrir todo o sapato, permitindo ainda que uma parte do seu tornozelo fique à mostra ao se sentar - ótimo para quebra visual do seu tamanho.
Agora, se você gosta de calças mais curtas, com um pouco de pele à mostra em pé mesmo, procure calças com o comprimento no break ou cropped. E tenha muita atenção a barra, ela deve afunilar para desenhar o corpo e não parecer que você errou o tamanho!
Por fim, o corte! Cuidado com as calças muito largas e com as muito justas.
As largas conseguem te equilibrar porque trazem volume para as pernas, mas em excesso podem te deixar mais desproporcional ainda, parecendo um balão com um tronco fininho. Já as justas, podem realçar as pernas finas, te deixar com a aparência de perna de pau, o que também não é muito desejado.
Se você não quer ousar nas calças mais largas, as com modelagem slim são uma opção segura. E se você não quer mesmo correr riscos, procure calças feitas sob medida para você. Elas terão o melhor comprimento e modelagem para o seu corpo!
Para saber tudo que merece atenção ao comprar uma calça, temos esse texto aqui que explicamos exatamente como uma calça deve ficar, ele pode te ajudar na sua próxima compra!
Bermudas
Se você fica incomodado de deixar as pernas à mostra, usar bermudas deve ser algo raro para você. Mas, em momentos que elas são inevitáveis, como o calor de 40 graus desse país, é importante você estar confortável e bem vestido.
As bermudas costumam realçar o comprimento do corpo, exatamente por deixar muita pele aparente. Então se você quiser minimizar a sensação de altura, procure por bermudas um pouco mais alongadas: a altura dela deve ser entre o meio e o final do seu joelho.
Tenha atenção também a largura da bermuda. Se forem largas demais, não vai ficar nada bonito e você corre o risco de parecer um balão. O tecido deve ter folga, mas acompanhar o desenho do seu corpo, não tendo excesso de tecido para os lados. Para saber se está boa, pince a bermuda na lateral: a sobra não deve passar 3 dedos!
No caso dessa imagem, o uso das meias longas ajudou a equilibrar as pernas visualmente, diminuindo-as um pouco.
Sapatos
Os sapatos e tênis arredondados podem e devem fazer parte do seu guarda roupa! Assim como as botas, tênis de cano alto e calçados de solas mais finas. Fuja de bicos mais finos porque eles dão a sensação de alongamento das pernas, desequilibrando o seu corpo.
Casacos
Como eu disse na parte de mix de tecidos (lá em cima), apostar em misturar texturas nas suas roupas é ótimo para trazer volume para o tronco, harmonizando o seu corpo. Por isso, os casacos, assim como qualquer terceira peça - além da calça e da blusa - devem ser seus grandes amigos!
Você pode ter peças mais estruturadas, mais volumosas, mais pesadas e até mais leves para compor visuais em qualquer estação do ano.
Busque sempre pela proporção e equilíbrio
Não só nas texturas, modelagens e estampas, mas também nos acessórios! É importante que você tenha atenção a cada detalhe como relógios, pulseiras, colares e anéis. Todos são ótimos para compor visuais e demonstrarem estilo, mas eles precisam estar de acordo com o seu tamanho.
Se você for magrinho, cuidado com relógios muito grandes. Se você for gordinho, cuidado com anéis muito finos. Busque sempre pela proporção e equilíbrio.
Assine nossa newsletter! Para receber mais conteúdos como este em primeira mão!