Nióbio
EUR
USD

0

por Nióbio - Alfaiataria Digital

Sua calça perfeita em 5 passos - Dicas da Nióbio

Em 30 segundos! Para saber se sua calça está te vestindo bem, você precisa se atentar a 5 pontos: cintura, comprimento, barra, pernas e quadril. A sua calça deve estar confortável na cintura, permitindo se movimentar sem cair ou sair do lugar. No comprimento, ela não deve formar mais de duas dobras ao repousar sobre o calçado, nem te incomodar ao andar. A barra precisa afunilar para desenhar o seu corpo, deixando-o mais harmônico. Nas pernas, independente do estilo, você precisa movimentar o joelho sem incômodo e, ao pinçar o tecido, ela não deve ter mais de 4 dedos de sobra. Por fim, no quadril, não pode apresentar linhas ou dobras estranhas na região da virilha ou da bunda.

Como você sabe que uma calça ficou boa? Você repara a barra e a cintura? Se está apertada ou larga demais? E só? Talvez, se olhar rapidamente no espelho, não seja a melhor opção para ter certeza que uma calça te veste bem.

Ter essa certeza deveria ser algo mais intuitivo, assim como comprar roupas, principalmente calças, deveria ser uma tarefa mais simples. Pensando em facilitar a sua vida, separei 5 passos para você analisar, que te darão segurança ao comprar a sua próxima calça!

Até mesmo homens com o "corpo perfeito" podem ter dificuldade de encontrar o tamanho ideal. Acredite em mim. É muito difícil encaixar tantos formatos e tamanhos de corpos em pouquíssimas opções de tamanho e modelagem, como as grandes marcas fazem.

Quando falamos de calça então...

É mais fácil ganhar na loteria do que achar uma calça realmente perfeita na prateleira de uma loja.

No final das contas você se encontra em duas situações: com uma calça mais ou menos, que está ok ou com uma calça para arrumar.

Se você optou pela primeira, tenha certeza que esse texto aqui vai te ajudar a encontrar a melhor possível. Se você optou pela segunda, vou te ajudar a dar direções para costureira ou alfaiate, do que você realmente precisa.

Se você, assim como eu, não gosta muito de nenhuma das opções, te sugiro ler também. Saber todos os requisitos para uma calça ficar realmente boa no seu corpo, vai te poupar tempo e te dar mais conforto. Além de te vestir melhor! Já fica aqui a minha sugestão: compre uma calça sob medida e escolha cada detalhe com base nesses 5 itens, no seu estilo e na sua personalidade.

Aí sim, ninguém te segura!

Mas porque eu preciso de uma calça perfeita?

Se você chegou até aqui e ainda não se deu por convencido, me dê mais uma chance! Gostaria que você pensasse em todas as vezes que saiu de casa se achando incrível. Tenho certeza que você estava com alguma das suas peças favoritas!

Acertei? Isso acontece por um motivo! Quando estamos nos sentindo bem com as nossas roupas, conseguimos externalizar e internalizar uma confiança absurda! Parece que quando estamos bem vestidos, tudo fica mais fácil. E realmente fica, mas isso é papo para outra hora.

Ao longo desse texto, quero que você se lembre desses momentos, que estar muito bem vestido te deixou mais confiante! É essa sensação que eu quero que você tenha na próxima vez que for comprar a sua calça perfeita. Como disse lá no início, você precisa se atentar em apenas 5 itens para encontrá-la. Eles são:

  • Cintura;
  • Comprimento;
  • Barra;
  • Pernas;
  • Quadril.

Vou falar de cada um deles, separadamente. Vamos lá?

Cintura

Vamos começar da parte mais difícil?

Sabemos que é na cintura que está a maior dificuldade de encontrar a calça perfeita. Primeiro porque a nossa medida muda conforme emagrecemos ou engordamos. Segundo que é pura sorte encontrar uma que encaixe perfeitamente no corpo sem cair ou ficar apertada.

Mas nós não vamos desistir.

Assim que você provar a sua calça, quero que você pense em 3 coisas: altura, se está larga ou apertada.

Começando pela altura, sua calça deve ficar próxima do ossinho da sua cintura. Um pouco mais baixa ou mais alta, não tem problema. O seu objetivo deve ser encontrar uma que te envolva bem e que não saia do lugar ao se movimentar e principalmente ao se sentar.

Teste andando pra lá e pra cá, agachando para amarrar o tênis. Simule alguns movimentos como descer e subir escadas. São neles que a circunferência de nossas cinturas varia e a calça pode acabar subindo ou caindo.

Com a altura boa, você já pode confirmar se a calça está larga ou apertada.

A calça larga na cintura, além de se movimentar demais, fica caindo com frequência. Muitas vezes elas passam uma imagem de desleixo e descuido. Por isso, evite calças assim.

Se quiser um estilo mais descolado, uma boa ideia é usar modelagens mais amplas, como as calças retas.

Calça reta perfeita - Dicas da Nióbio
Exemplos de calças com modelagem ampla, que deixam o estilo visual mais descolado.

Agora se a dúvida é quando a calça está apertada demais, faça o teste: coloque três dedos lado a lado dentro dela. Eles devem caber confortavelmente para estar no tamanho ideal. Também faça o teste se sentando para ter certeza que ela te permite movimentar livremente.

Se você estiver buscando uma calça já sabendo que vai ajustar, NUNCA escolha uma justinha demais ou apertada! É muito mais simples diminuir uma medida do que aumentar.

Para encerrar esse tópico: se a for uma calça jeans ou calça chino, não se assuste caso ela fique mais alta na parte de trás do que na frente. Esse desenho é comum à modelagem, chamamos de cós anatômico!

Comprimento

Você achou uma calça boa na cintura que ficava curta ou longa demais? Isso é o que mais acontece quando eu vou comprar roupas. Infelizmente, comprimento é o segundo ponto mais chato na hora de escolher uma calça e também um dos mais importantes.

Você também já deve ter se perguntado, será que isso está curto demais? Ou tá bom? Essa referência de medida da altura ideal de uma calça não é muito fácil de encontrar. Mas ela existe.

É muito importante ressaltar que a altura de uma calça parte muito do seu estilo e do seu gosto pessoal ao se vestir, está bem? O importante é não exagerar demais em nenhum dos extremos para não dar a sensação de que você comprou a peça errada ou saiu com roupas emprestadas.

Calça extremamente longa e curta - Dicas da Nióbio
Imagens que representam casos extremos de uma calça longa e uma calça curta.

Então vamos lá... existem 4 modelos de comprimento de uma calça. Em todas elas, nós analisamos como a calça fica acima do calçado. Para calças jeans ou chino, você pode até experimentar descalço, mas o ideal é estar sempre com um tênis ou um sapato social que você usará com mais frequência.

Os quatro são: full break, half break, quarter break, no break.

Full Break

A full break é a calça mais longa de todas. Além de cobrir um pouco o calçado, ela cria uma dobra (evidente) do tecido na barra. É o comprimento mais clássico e talvez o mais antigo usado nas calças. Para roupas com tecido mais macio como os ternos ou calças chino, tem um acabamento bom. Mas para calças jeans, pode ser um pouco desconfortável.

Comprimento da barra Full break: Jeans e Alfaiataria - Dicas da Nióbio
Dois estilos de barra full break, na alfaiataria e no jeans.

Half Break

Já a half break é exatamente a metade da anterior (pensando na barra). Ela cobre o calçado, mas não forma uma dobra tão evidente ao final da calça. Esse talvez seja o estilo mais fácil de agradar. Não é longo demais, nem curto demais. Por ter menos tecido que a anterior, você consegue dobrar facilmente. Esse comprimento funciona bem em qualquer tecido.

Calça: comprimento da barra Half break - Dicas da Nióbio
Demonstração de como veste uma calça no comprimento half break, de frente e de lado.

Quarter Break

A quarter break não causa nenhuma dobra de tecido na barra e essa é a grande diferença de aparência em relação a anterior. Ela encosta no sapato, mas pode ser que se levante um pouco ao sentar, deixando a meia e talvez o tornozelo à mostra.

Calça: Comprimento da barra Quarter break - Dicas da Nióbio
Demonstração de como veste uma calça no comprimento quarter break, de frente e de lado.

No Break

Por fim, temos a no break. Ao contrário de todas as demais, a característica do comprimento dessa calça é não encostar no sapato. Ela fica próxima do cabedal do tênis e o ossinho do pé, que muitas vezes é a base de referência de alfaiates e costureiras. É o comprimento mais moderno, mas pode ser o mais difícil de se acostumar.

Calça: Comprimento da barra No break - Dicas da Nióbio
Demonstração de como veste uma calça no comprimento no break, de frente e de lado.

Para quem gosta bastante do no break e quer uma opção um pouco mais curta, existe o estilo cropped. Apesar de ser mais alta que as demais, ela fica logo acima do osso do pé, não dando a sensação de estar no tamanho errado! É um estilo novo, muito atual e por isso não faz parte das nomenclaturas padrões da alfaiataria tradicional.

Calça curta ou cropped - Dicas da Nióbio
Demonstração de como veste uma calça no estilo no comprimento cropped, de frente e de lado.

Agora, na prática, qual modelo escolher? Tudo depende do seu gosto e do estilo de vestir. Mas temos algumas dicas:

  • Se você prefere um estilo mais clássico e conservador, o full e o half break são excelentes opções;
  • Se você gosta de dobrar a barra ou tem um estilo um pouco mais casual, a half e a quarter break são ótimas para você;
  • Agora, se você gosta de um visual mais moderno e ousado, a no break é a sua opção. Ou a quarter, se você quiser um pouco mais de tecido para conseguir dobrar.

Barra

Não basta saber exatamente qual comprimento de calça combina mais com você. Existe um pequeno detalhe nas barras que merecem a sua atenção e fecham com chave de ouro uma calça com caimento perfeito.

Independente do modelo de comprimento que você prefere usar, a barra deve sempre provocar o afunilamento da calça, para que ela acompanhe o desenho do seu corpo. Ela não pode ser larga demais ao ponto de parecer uma boca de sino, nem fina demais ao ponto de impedir que o pé passe com tranquilidade.

Calça com barra: justa, ideal e larga - Dicas da Nióbio
Da esquerda para a direita, vemos uma barra justa e uma ideal, que funcionam bem. E na extrema direita, uma barra erroneamente larga demais.

Se você estiver aqui porque vai ajustar uma calça, leve uma que você goste da barra para que a costureira tenha uma referência! Essa medida é muito importante para o seu conforto e para a beleza da sua calça!

Perna

Já falamos sobre cintura, comprimento e barra, mas e a perna? Quando falamos em perna, estamos nos referindo a sua coxa, seu joelho e sua panturrilha. Algumas pessoas se sentem vestindo um balão ao invés de calças. Outras se sentem uma sardinha enlatada. E tudo por causa da largura das pernas da calça.

Nesse caso, o corte da calça que você gosta é um grande definidor. Mas saiba que mesmo em calças retas, você não deve se sentir flutuando dentro delas. Ou, se a skinny for sua preferida, você não deve se sentir apertado.

Existe um limite de folga que podemos usar como referência para saber se a calça precisa de ajuste ou se você deve procurar um número maior. Esse limite é de 1 a 3 dedos de tecido, quando você puxa a calça para o lado (olha na imagem). O valor muda de acordo com o corte.

Calça Sob Medida: Solta, Slim e Justa - Dicas da Nióbio
Da esquerda para a direita temos a modelagem solta, slim e justa.

Como os tamanhos de coxa e de panturrilha variam muito de pessoa para pessoa, também é quase como ganhar na loteria encontrar uma calça perfeita nas pernas, assim como na cintura. Por isso é bem melhor e mais simples comprar uma calça sob medida ou recorrer ao um alfaiate de sua confiança!

Quadril

Último, mas não menos importante!!! Esse passo é a cereja do bolo, é aqui que os homens que se vestem bem se destacam!

O caimento da calça no quadril é provavelmente o detalhe que você menos presta atenção, mas ele não deixa de ser relevante. Por quadril quero que você entenda que estou me referindo a região da virilha, das nádegas e o gancho da sua calça. Em todas as três o excesso e a falta de tecido são problemáticos.

Se você não sabe o que é o gancho, ele é a linha que passa entre as suas pernas até a sua cintura, sabe qual? Ele geralmente coincide com a linha de costura central da sua calça.

Vamos começar pelo caso do excesso.

Em qualquer uma das regiões, ele causa uma dobra de tecido que se parece com uma vírgula. Além de desconfortável, essa dobra é visivelmente feia.

Calça com excesso de tecido - Dicas da Nióbio
Nas duas imagens, temos casos de excesso de tecido na região do quadril, que desvalorizam o corpo!

Agora quando o assunto é falta de tecido...

A sua calça repuxa, formando algumas linhas, tanto na virilha quando na parte traseira. Chamamos essas linhas de bigode de gato. Já no gancho, além das linhas, você vai ter uma sensação de aperto, muito incômoda!

Calça Apertada - Dicas da Nióbio
Nas duas imagens, temos casos de falta de tecido na região do quadril, prejudicando a aparência da calça.

Para o quadril, não temos parâmetros de medida. É importante observar com mais cuidado, porque visualmente pode ser evidente como a calça deve e não deve ficar. Então esteja atento!

Mas caso você fique confuso com o visual, faça o teste de se movimentar, se sentar ou agachar. Um gancho fora da medida pode limitar esses movimentos e o tecido em excesso pode ficar mais claro!

Já sabe como escolher a sua?

Depois de todos os passos, você já sabe o que reparar quando for comprar uma calça! Mesmo que ela não seja perfeita, pode ser o melhor possível, não é mesmo?

Agora, eu repito, se você não se contenta com o "apenas" ok: busque opções de calça sob medida!

Aqui na Nióbio, nós fazemos a sua, com as suas medidas!

Giovanna Rubertti - Dicas da Nióbio
Processing...

adicionado com sucesso.

adicionado com sucesso.