Nióbio
EUR
USD

0

por Bruno Rettore

Como ser mais confiante desenvolvendo os 3 pilares do carisma - Dicas da Nióbio

Em 30 segundos! Carisma tem 3 pilares: presença, poder e simpatia. Todos eles podem ser desenvolvidos, te tornando mais carismático. Presença é ter atenção naquilo que está ocorrendo no momento presente, escutando e reagindo genuinamente. Poder é ser visto como alguém que impacta o mundo à nossa volta. É percebido através de linguagem corporal, aparência e a reação das pessoas a você. Simpatia é carinho e benevolência, notado também por linguagem não verbal e comportamentos.

Já se perguntou porque aquele seu colega ou amigo é tão bem quisto? O que faz ele atrair a atenção de todos à sua volta?

Tem coisas que de longe sabemos reconhecer, mas passamos aperto na hora de definir. Carisma é uma delas! Mas é importante entendermos o que é carisma e quais são seus pilares, assim poderemos desenvolvê-lo. Sim, carisma pode ser desenvolvido! Para isso, de maneira resumida, podemos dizer que carisma é a habilidade de gerar seguidores, através de uma comunicação, seja ela verbal ou visual, baseada em valores e carregada de emoção.

Agora, saber defini-lo não é suficiente, o que queremos é nos tornar mais carismáticos. E aí?

Para isso, vamos dar uma destrinchada nos 3 pilares que sustentam uma pessoa carismática, são eles: presença, poder e simpatia! [1]

Como presença é a base de todos eles, começaremos por aí.

Pilar da Presença

É ter atenção naquilo que está ocorrendo no momento presente. É não se deixar levar pelos próprios pensamentos durante uma conversa.

Já se flagrou bolando sua próxima frase e não dando a devida atenção ao que a pessoa estava falando? Ou então, apenas esperando sua vez de falar, doido pra interromper? Isso são indícios de falta de presença.

O pior? Isso é perceptível! Você mesmo pode notar quando está dizendo algo e a pessoa não está prestando atenção, está só esperando você acabar de falar. Péssima sensação, né?

Uma pessoa carismática cede o seu tempo e atenção ao outro. Mira seus holofotes no outro e isso, consequentemente, o joga pra cima como um bom ouvinte.

Do outro lado do espectro, também nos sentimos super desconfortáveis quando as pessoas exageram na escuta e a conversa parece um interrogatório, ou então parece que a escuta e presença são forçadas. Inautênticas.

Agora, por que é tão difícil estar sempre presente? Por dois motivos!

  1. Primeiro porque nossos cérebros adoram novos estímulos. Não se culpe. Sejam eles cheiros, sons ou visões. É como se fôssemos programados para nos distrair, pra ter nossa atenção pega por qualquer nova centelha: "Pode ser importante!", "Será que vou virar comida?!". Essa programação foi essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais. Imagine uma tribo de caçadores coletores caçando um javali. Olhando pelo horizonte a procura de um que pudesse alimentar sua família. De repente algo remexe no nosso campo de visão. É uma cobra! O homem cuja atenção não foi imediatamente capturada não é nosso ancestral.
  2. O segundo motivo é que nossa sociedade incentiva a distração. O fluxo enorme e constante de estímulos que recebemos piora nossas tendências naturais. E isso pode eventualmente nos levar a um estado de atenção parcial contínua, no qual nunca damos nossa atenção total a qualquer coisa.

Por ser tão raro encontrar presença total, se você conseguir manejar isso, mesmo que por alguns breves momentos, você causará um grande impacto. E, pra isso, só existe um caminho: a prática.

Na próxima conversa que se encontrar, verifique de tempo em tempo se sua mente está totalmente envolvida. Se a pegar vagando (mesmo que seja preparando sua próxima frase), a traga pro presente. Concentre-se na sua respiração ou nos dedos dos pés, isso poderá te ajudar. Em seguida, volte sua concentração para a outra pessoa.

E saiba que comunicar presença não é apenas sobre escuta e atenção. É também sobre reação e flutuação de voz!

Reação

Reação nada mais é que a forma que você reage àquilo que escutou ou viu. Um excelente exemplo é como pessoas carismáticas lidam com elogios.

Elogios são, para a maioria de nós, difíceis de receber. Nos sentimos bem quando elogiados, mas ao mesmo tempo nos sentimos tímidos. Por isso, costumamos desviar o elogio dizendo algo como "Oh, não é nada...". Infelizmente, isso envia uma mensagem ao seu admirador de que ele errou em te elogiar.

Pessoas carismáticas abraçam o elogio. Reagem de forma a valorizar aquilo que foi dito.

Pare. Absorva o elogio. Aproveite, se puder. Deixe aquele segundo de absorção transparecer em seu rosto. Mostre à pessoa que ela teve um impacto. Agradeça. Um "muito obrigado" é suficiente.

Flutuação de voz

Os pesquisadores do MIT Media Lab conseguem prever o sucesso de uma ligação de venda sem precisar escutar qualquer palavra falada [2]. Eles apenas medem duas coisas:

  • A proporção entre o falar e ouvir do vendedor.
  • Quantidade de flutuação de voz dele.

O grau ao qual a flutuação de sua voz varia, afeta diretamente a sua persuasão e seu carisma.

Aumentar a flutuação da voz significa fazer sua voz variar em qualquer uma das seguintes maneiras:

  • Tom (alto ou baixo).
  • Timbre (agudo ou grave).
  • Volume (alto ou baixo).
  • Tempo (rápido ou lento).
  • Ritmo (fluido ou destacado).

Quanto maior a flutuação de sua voz, mais interessante ficará a história contada. Mais atenção você reterá, consequentemente, mais carismático você será!

Use o mínimo de palavras possível e agregue o máximo de valor: entretenimento, informação ou bons sentimentos.

Pilar do Poder

Poder é o segundo pilar do carisma. Ele é fundamental e ao mesmo tempo o mais difícil de se desenvolver.

Ter poder é ser percebido como alguém capaz de afetar e mudar o mundo à nossa volta. Isso é feito com uma ou mais das seguintes características:

  • Autoridade e influência sobre os outros;
  • Grandes quantias de capital;
  • Expertise;
  • Inteligência;
  • Força física;
  • Status social.

Dá para perceber que a posição que você ocupa pode te ajudar a ter mais poder, mas ela não é necessária. Exemplo disso são casos de pessoas de cargo menor, mas com mais autoridade que seus superiores, dentro de uma mesma empresa. Isso acontece por vários motivos (competência, entre outros), mas quase sempre com o carisma ao lado. Afinal, por manifestar mais influência sobre outros, passam a ter mais poder, se tornam mais carismáticos e consequentemente geram seguidores.

De toda forma, a posição que ocupamos é assunto para outra hora, vamos discutir aqui como aumentamos nossa percepção de poder. Para isso, começamos compreendendo quais são as pistas que buscamos para saber se uma determinada pessoa detém ou não poder. São elas:

  1. Aparência;
  2. Linguagem corporal;
  3. A reação dos outros à essa pessoa.

Comece investindo nos 2 primeiros pontos, pois o terceiro é quase uma consequência deles.

Estamos a todo momento sendo julgados consciente e inconscientemente pela nossa aparência, por isso é importante tomarmos controle dela. Temos aqui um post que te ajudará com isso.

Linguagem corporal

O segundo ponto é disparado o mais importante e onde os resultados podem ser mais perceptíveis: linguagem corporal.

Se analisarmos a evolução humana, o idioma é uma invenção relativamente recente. Nós interagimos muito antes disso por meio de modos não-verbais de comunicação. Como resultado, essa comunicação não verbal está muito mais enraizada em nossos cérebros. Em um nível bem mais profundo que as habilidades de processamento de linguagem mais recentes. É por isso que a linguagem corporal tem um impacto enorme!

Para aumentar seu carisma, sua linguagem corporal é mais importante do que suas palavras. Não importa o quão poderosa seja sua mensagem ou quão habilmente elaborado seja seu argumento de venda, se seu corpo não corresponder com aquilo que está sendo dito, você não será carismático. Muito pelo contrário, passará uma imagem que causará desconfiança e perderá toda credibilidade. Não é à toa que, com a linguagem corporal certa, você pode ser carismático sem mesmo dizer uma palavra.

Futuramente faremos um estudo dedicado à linguagem corporal e como melhorar a sua. Pra ficar por dentro antes de todo mundo, já assina nossa newsletter! Nela mandamos, semanalmente, conteúdo de qualidade pra te tornar dia após dia, um homem cada vez mais autoconfiante e carismático.


Por hora, dedicaremos brevemente nesta seção com algumas dicas práticas para elevar a sua imagem de poder e te ajudar no seu desenvolvimento pessoal.

  • Diminua o número de acenos com a cabeça enquanto você fala e escuta. Troque todos esses "balançares de cabeça" por apenas um aceno positivo. Passa muito mais confiança!
Como não fazer

Um aceno com a cabeça confiante!

Mais um aceno positivo com a cabeça. Apenas um.


  • Reduza ou até evite ficar concordando a todo instante enquanto o outro fala. Sons como "uh-huh", "ah, sim!", para reafirmar concordância atrapalham sua imagem de poder. Se quiser manifestar que está de acordo com o que foi dito, parafraseie com suas palavras aquilo que o outro falou. Isso o dará uma sensação de que ele foi perfeitamente escutado.
  • Evite inquietação física. Ficar levantando e andando de um lado para o outro. Mexendo os dedos, mudando de posição, cruzando e descruzando as pernas. Até mesmo pegando algum item como uma caneta ou reorganizando coisas na mesa. Isso tudo só passa uma mensagem: estou ansioso, olha como não tenho confiança. Pessoas com autoridade não fazem isso.
  • Se acostume com silêncio e quietude. Aprenda a ficar confortável com o silêncio, coloque pausas entre suas frases ou até no meio delas. Use isto ao ser favor. Inclusive, o silêncio é uma excelente ferramenta de venda e negociações. Se você é o tipo de pessoa que gosta de preencher um silêncio, cuidado. Você pode acabar preenchendo com alguma coisa que irá contra você, além de não passar a imagem que queremos de autoconfiança e empatia.
  • Tome o espaço pra você. Abra os braços. Ocupe mais de uma cadeira com eles. Se sinta em casa, só tome atenção para não exagerar e parecer mal educado.
Linguagem corporal: Braços abertos - Dicas da Nióbio
  • Quando for pensar ou raciocinar sobre algo dito, olhe pra cima e não para baixo. Afinal, quem abaixa a cabeça não é visto como alguém que comunica poder.

    Pilar da Simpatia

    Uma pessoa simpática é geralmente carinhosa, benevolente, atenciosa e traz conforto aos demais. É calor humano!

    As pistas que nosso cérebro busca para saber se alguém é ou não simpático são baseadas também em linguagem corporal, como o pilar do poder, mas também em comportamentos.

    Existe uma infinidade de maneiras de emanar essa simpatia e carisma. Trouxemos algumas coisas que você facilmente vai conseguir aplicar no seu dia a dia:

    • Mantenha seus olhos relaxados;
    • Sorria, genuinamente. Um sorriso forçado/falso vai trabalhar contra você;
    • Imagine que cada um tem um espaço ao seu redor que os garante conforto e segurança. Não ultrapasse esses limites. Respeite esse espaço pessoal do outro.
    • Toque, mas sem exagero. Uma mão no ombro, um tapinha nas costas... No Ocidente é muito comum termos esse contato físico. Em outras partes do mundo isso pode ser mal visto, mas se você está no Brasil, use isso ao ser favor. Esses pequenos gestos de carinho geram proximidade e te tornam carismático. Um exemplo de quem faz isso muito bem é o Chris Hemsworth, ator que faz o papel do Thor.
    • Elogios sobre algo que demandou esforço são sempre mais bem-vindos que elogios para características que não dependem da pessoa. Então elogie, mas também sem exageros.

    Se conseguir aplicar alguns desses pontos no seu dia a dia, sua imagem de carisma já vai ser outra! E não se engane: todos os pilares são necessários para o carisma.

    Uma pessoa muito simpática, sem poder, parecerá calorosa demais, às vezes até melosa. Desesperada para agradar. E isso não a tornará carismática. Na outra ponta da mesa, alguém muito poderoso, mas antipático pode ser visto como tirano, autoritário, frio e isso também não são traços de pessoas carismáticas. Por isso é tão importante desenvolver todos os 3 pilares. E podemos desenvolvê-los em intensidades diferentes. Gerando diferentes estilos de carisma!

    E agora que você aprendeu a gerar mais presença, poder e a ser mais simpático, basta partir pra prática. Só através dela você se tornará um homem mais carismático.

    O que fazer em uma próxima conversa?

    Pra você guardar no bolso, segue uma lista pequena resumindo cada pilar:

    Presença

    1. Verifique de tempo em tempo se você está atento aos outros ou se sua cabeça vagou por aí!
    2. Quando alguém estiver falando preste atenção, não fique preparando sua próxima frase.
    3. Abrace os elogios e não se sinta tímido. Mostre que a pessoa teve um impacto em você.
    4. Ao falar, utilize pausas e silêncio ao seu favor.

    Poder

    1. Cuide de sua aparência.
    2. Acene positivamente com a cabeça apenas uma vez!
    3. Evite ficar concordando a todo momento com sons como "uh-huh".
    4. Controle inquietações físicas. Prefira permanecer parado, calmo.
    5. Sente-se confortavelmente e ocupe o seu espaço.
    6. Ao refletir e raciocinar, olhe para cima e não para baixo.

    Simpatia

    1. Relaxe seus olhos.
    2. Sorria.
    3. Respeite o espaço pessoal do outro.
    4. Toque, mas sem exagero. Um gesto carinhoso é sempre bem-vindo.
    5. Elogie.

    Referências

    1. The Charisma Myth - Olivia Fox Cabane
    2. The Science Of Subtle Signals
    Bruno Rettore - Cofundador da Nióbio
    Processing...

    adicionado com sucesso.

    adicionado com sucesso.