Nióbio
EUR
USD

0

por Nióbio - Alfaiataria Digital

Como usar a sua calça de sarja! - Dicas da Nióbio

Em 30 segundos! A calça de sarja é a peça mais versátil do guarda-roupa masculino. Cai bem em estilos casuais como o do jeans e formais como as calças sociais. Ela encaixa com quase todas as peças do vestuário masculino. Uma dica para facilitar ainda mais, é comprar cores clássicas e fáceis de combinar como: bege, azul-marinho e cinza.

Quando você pensa em calça masculina, qual a primeira coisa que vem na sua cabeça? Para a maioria dos homens, a resposta para essa pergunta é a calça jeans. Apesar de muito comum, essa peça não é tão versátil quanto parece. Já imaginou usar jeans para um evento formal?

Por isso, a calça de sarja, ou calça chino, é um grande coringa. Seja para uma entrevista de emprego ou para uma saída à noite durante o final de semana: essa peça é versátil o suficiente para te deixar bem vestido em qualquer ocasião, independente do seu estilo.

Mas se você não conhece tão bem a calça de sarja ou quer aprender a combinar melhor essa peça, não se preocupe. Neste guia, vamos te ensinar como é fácil usar a calça de sarja, mostrar os tipos de modelagem, com quais calçados e camisas ela combina, dentre outros aspectos. Vamos lá?

O que é a calça de sarja?

Tradicionalmente, a calça de sarja é feita de algodão, mas hoje em dia existem chinos de tecidos sintéticos. As características de uma calça de sarja podem variar um pouco, mas, geralmente, esses são os pontos que a definem:

  • Frente lisa (sem pregas)
  • Costura oculta (diferente da calça jeans, que a costura é visível)
  • Bolsos frontais inclinados
  • Bolsos traseiros discretos
  • Fechamento de zíper
  • Espaço para o cinto

Qual o corte da calça de sarja?

A calça de sarja pode ter diversas formas de se ajustar ao seu corpo e o melhor corte é aquele que você se sente mais à vontade. No entanto, as formas mais comuns de modelagem são as retas, slim e a skinny.

Se você quer um visual mais versátil e casual, opte pelo modelo de calça slim ou reta. Mas se você busca por algo mais descontraído, a skinny pode ser uma boa opção.

Calça de sarja azul marinho e preta - Minha Chino sob medida - Nióbio

Essa modelagem varia de acordo com cada marca e corpo. Às vezes, um corte pode ser slim para um homem, e, para outro, skinny. Para não errar na hora de escolher o corte, uma boa opção são as calças feita sob medida.

Qual a vantagem de comprar uma calça de sarja?

Se você está se perguntando qual a melhor opção, calça de sarja ou calça jeans, a resposta é: depende. Depende do seu estilo e da ocasião para qual você está se vestindo. Mas, se você busca por uma calça mais versátil, a chino pode ser a melhor opção.

O mesmo vale para as calças sociais. Essa peça geralmente é feita de um material mais macio e fino do que a calça de sarja, o que a torna mais formal e elegante. Por isso, para ocasiões como casamento, muitos homens optam pela calça social. No entanto, se você possui um estilo um pouco mais descontraído ou alternativo, a calça de sarja também cai bem com camisa social.

Calça de sarja: Bom para estilo casual e social - Minha Chino - Nióbio

Por ter um tecido leve, a calça de sarja é bastante confortável e, como vimos, é fácil de ser usada em qualquer ocasião. Adiante, falaremos sobre como combinar essa peça com o que você tem no guarda-roupa.

Como usar a calça de sarja?

Agora que você já sabe que a calça de sarja é uma peça fundamental no seu armário, você pode estar se perguntando como pode usá-la. Por ser uma roupa com várias possibilidades de uso, é comum que muitos homens tenham dificuldade de combinar a chino. Mas isso é mais fácil do que você imagina e, para te ajudar, vamos te dar dicas de como combinar essa calça com diferentes tipos de cores, camisas e calçados.

As principais cores da calça de sarja

À primeira vista, você pode acreditar que o jeans possui apenas uma cor e, por isso, é mais simples de usar. No entanto, existem diversos tipos de lavagens e detalhes que mudam o visual desta calça e na forma como ela combina com outras peças. Por isso, se você quer peças fáceis de usar, a dica é adquirir roupas em cores que são mais sóbrias e tradicionais.

As cores mais comuns para a calça de sarja são a calça bege (ou cáqui), azul-marinho e cinza. Essas três cores são a base de uma peça-chave para você que busca um armário com peças atemporais. Ou seja, se você adquirir uma chino em alguma dessas cores, vai conseguir combinar com qualquer outra cor, independente do tipo de camisa e calçado.

Calça de sarja sob medida: bege, azul-marinho e cinza - Minha Chino - Nióbio

Você também pode optar por uma calça mais clara, usando os tons acima ou até mesmo adquirir uma chino branca. Como falamos, a calça de sarja possui uma gama de cores, e você também encontra peças em tons mais escuros, como preto ou vinho.

Calça de sarja preta e vinho - Minha Chino sob medida - Nióbio

Agora que você já sabe quais as possibilidades de cores da chino, vamos falar sobre quais peças você pode usar com essa calça.

Camisas para usar com a calça de sarja

Desde camiseta até camisa social: é fácil combinar a chino com qualquer peça. Em dias quentes, você pode usar com camisetas, t-shirts ou camisa de botão com manga curta, que são mais leves do que as mangas longas.

Regata, Camisa Polo e Ryan Reynols de camisa social e calsa de sarja

Em dias frios, a opção pode ser camisa xadrez ou jeans. Essas peças também dão uma aparência mais casual, sem ser tão séria.

Camisa de flanela, David Beckham com camisa jeans e  Liam Hemsworth com calça de sarja

Se o evento pede formalidade, você pode usar camisa social, inclusive com um blazer ou casaco.

Blazer azul com calça de sarja verde, rosa com marrom e cinza com grafite

Com quais calçados posso usar a calça chino?

Por ser uma peça versátil, a calça de sarja combina com diversos tipos de calçados. Para um look mais casual, você pode usar com tênis branco ou sneakers, por exemplo. Se for um dia mais frio, as botas também combinam com a calça.

Sneaker, Vans Old Skool e Bota de couro marrom com calça de sarja

Já os sapatos clássicos como Oxford cap toe, mocassins e monk strap dão um ar mais sério ao visual e podem ser usados para ocasiões mais formais.

Sapato monk strap com cap toe, oxford marrom e mocassim preto com calça de sarja

A chino também combina com outros tipos de calçados, como tênis iate, alpagartas e até mesmo chinelo.

Use o seu próprio estilo

Além de combinar com diversos estilos e ocasiões, a calça de sarja permite que você a personalize de acordo com o seu gosto. Você pode usar a chino com cinto ou não, mesmo que não precise.

Dobrar a barra da calça, por exemplo, é um truque para quando o comprimento não fica exatamente como você gostaria ou para dar uma descontraída na roupa. Por terem um material mais firme, as calças chino são fáceis de dobrar, deixando esse detalhe ainda mais bonito.

Calça de sarja com a barra dobrada - Minha Chino - Nióbio

Você pode usar a barra dobrada com tênis ou mocassins, mostrando a meia ou apenas o tornozelo, tudo depende do seu estilo. Esse efeito também pode ser atingido usando uma calça com altura da barra mais alta.

No início essas personalizações podem parecer um pouco diferentes para você, mas elas dão um belo toque final. Se dê a chance para experimentar!

A peça coringa do seu armário

A calça de sarja é uma peça coringa e atemporal. Comprando uma chino, é bem possível que você não preocupará mais em ter que comprar outras calças.

Fácil de usar, ela combina com todos os tipos de corpo, com estilos casuais ou formais e com as mais diversas cores, tipos de camisa e calçados. O importante aqui é você explorar as possibilidades e escolher aquilo que mais se adequa ao que você gosta e acredita que fica bom no seu corpo.

Veja quais dos exemplos nós falamos combina mais com você e experimente!

Processing...

adicionado com sucesso.

adicionado com sucesso.